Curso de Enfermagem da Univale oferece capacitação a creches municipais para retorno de atividades presenciais

09 dezembro, 2020

Atividade foi desenvolvida por professores e alunos do curso, com intuito de preparar os envolvidos na educação infantil

Depois de quase um ano sem funcionamento de forma presencial nas escolas e creches, por conta da pandemia do novo coronavírus, o momento é de discussões para um possível retorno às aulas em 2021. Pensando nisso, os alunos e docentes do curso de Enfermagem da Univale estão realizando uma capacitação para professores e coordenadores de creches da rede municipal de Governador Valadares.

A primeira turma começou no dia 4 dezembro, e terá o próximo encontro virtual no dia 11/12. Já a segunda turma participante teve treinamentos nos dias 8 e 9/12. A capacitação está acontecendo de forma on-line, e contou com a presença de cerca de 200 inscritos.

O tema dos encontros foi “Recomendações para retorno às atividades de convivência nos espaços infantis, relacionadas à pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19)”, desenvolvido pela profª Aline Valéria de Souza e alunos do 9º período de Enfermagem, sob organização de Guilherme Rodrigues dos Santos, coordenador da creche Brilho do Turmalina.

print da tela do google meet de um dos treinamentos do projeto de capacitação de professores e gestores de creches municipais, organizado pelo curso de enfermagem da Univale.

“Nós fizemos uma capacitação cujo objetivo era trabalhar com o retorno das crianças nas creches. Esse material foi construído pelos formandos de Enfermagem, sob minha orientação. A participação dos alunos foi primordial, pois buscaram e construíram todo o material que irá gerar um guia de recomendações para as creches de Governador Valadares”, diz a professora Aline Valéria.

Esse guia, que será resultado da capacitação, reunirá informações e pesquisas de referências conceituadas como a Anvisa, a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz, com adaptações para a realidade das creches da cidade.

Parceria com as creches municipais surgiu da necessidade orientar os professores sobre a nova realidade

Segundo a  prof.ª Aline Valéria, essa formação é uma ação muito importante para aprimorar a prática pedagógica. Dessa forma, busca-se trazer discussões, reflexões e ferramentas aos profissionais é necessário, para a oferta de uma educação de qualidade, integral e inclusiva.

“Em tempo de pandemia, faz-se ainda mais necessário o preparo desses profissionais para lidar no seu ofício com consciência e responsabilidade. Como lidar com os alunos/crianças diante da realidade pandêmica, quais estratégias e metodologias podem ser utilizadas, quais os cuidados sanitários devem ser considerados e demais temáticas são pautas dessas formações”, completa a professora.

A iniciativa surgiu quando o Conselho Nacional de Educação liberou que algumas práticas, inclusive de estágio, pudessem ser feitas de forma on-line. Por conta disso, os planejamentos do curso de Enfermagem incluíram uma parcela das atividades de campo de estágio de forma remota.

Esta capacitação para professores vai de encontro com a disciplina de Pediatria, em que os alunos precisam compreender e saber como lidar com crianças neste momento da pandemia. A proposta surgiu baseada nessa legislação e na possibilidade de interação entre conteúdo e a disciplina do curso de Enfermagem.

A prof. ª Mônica Valadares, coordenadora do curso de Enfermagem, afirma que a iniciativa foi muito boa e por ter sido realizada de forma online, possibilitou que as pessoas pudessem participar de maneira efetiva. Como é um tema novo e com bastante relevância, a participação foi bem ativa, com muitas perguntas e contribuições.

“Descobrimos muitas possibilidades com o ensino remoto, porque em alguns momentos conseguimos fazer o que não conseguimos no presencial, por conta do deslocamento, transporte, de horários de trabalho distintos e de organização de um grupo tão grande”, afirma a coordenadora.

Confira a lista de creches participantes

• Creche/escola Gente Inocente
  • Creche Brilho do Turmalina
  • Creche da Ilha - CEDES
  • Creche Pequeno Cidadão
  • Creche Teresa de Calcutá
  • Creche Amor e Perseverança
  • Creche Lar Bom Pastor – Baguari
  • Creche Lar Leda Campos
  • Creche Manuela Domingos de Castro
  • Casa da Criança Sopro de Esperança.

A princípio, a capacitação foi pensada para essas creches, mas futuramente a professora Aline Valéria planeja uma transmissão ao vivo pelo canal da Univale no YouTube.

Quer ficar por dentro dos conteúdos da Univale? Inscreva-se no canal e não perca nenhuma transmissão ao vivo!