Curso de Nutrição da Univale envolve turma da Educação de Jovens e Adultos em Seminário Interdisciplinar e Extensão Curricular

27 maio, 2022

O tema da 15ª edição é Cultura Indígena e os cuidados nutricionais

A semana dos cursos do núcleo da saúde da Universidade Vale do Rio Doce está movimentada. Com o tema “Cultura Indígena e os cuidados nutricionais", o curso de Nutrição está realizando nesta semana, de 23 a 27 de maio, o 15º Seminário Interdisciplinar e Extensão Curricular.

A abertura do evento, no dia 23, contou com a palestra “O Nutricionista no Contexto da Saúde Indígena”, da técnica em vigilância alimentar e nutricional do Dsei MG/ES, Laís Mayara Soares Brasil. Em seguida, iniciou-se uma roda de conversa com Laís e a responsável técnica da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), Bruna Martins Borborema. No dia 24, o evento começou com a extensão curricular do curso: os alunos foram desafiados a se dividir em grupo para produzir e apresentar uma receita. Os seguintes critérios foram avaliados:

• Forma de apresentação;
  • Base da preparação:  Mandioca;
  • Presença de  mais 3 ingredientes da culinária indígena;
  • Rotulagem da Preparação ou Produto;
  • Alegações de propriedades funcionais;
  • Alegações das propriedades funcionais;
  • Textura, aroma, sabor;
  • Rendimento;
  • Custo.

A banca de avaliação das produções foi composta por  Laís Brasil e Bruna Borborema, ambas egressas do curso de Nutrição da Univale que atuam na área indígena. Além das nutricionistas, como júri especializado, a banca também foi composta por membros da comunidade. Josélia Fernandes, professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Assis Brasil também contribuiu com a avaliação. A diretora da escola, Márcia Machado, e uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também marcaram presença no evento.

A atividade do curso integrou uma ação que promove impacto na comunidade indígena e envolveu ainda mais membros da comunidade valadarense. Trazendo novas perspectivas para a turma da EJA, envolvendo-os em atividades acadêmicas e expandindo seus horizontes, apresentando as possibilidades do ensino superior.

Desta forma, a atividade desenvolvida envolveu os três pilares do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. A proposta articulou essas facetas do ensino universitário de forma que os estudantes pudessem exercitar diferentes habilidades inerentes à nutrição no contexto acadêmico e profissional. Além disso, os alunos puderam também desenvolver outras competências exigidas pelo mercado de trabalho, como criatividade, empreendedorismo e inovação.

Por que “Cultura Indígena e os cuidados nutricionais”?

O Seminário Interdisciplinar do curso de Nutrição segue o tema geral dos seminários do núcleo da saúde da Univale, que é “Saúde Indígena”, mantendo a proposta de interdisciplinaridade e integração entre o núcleo. Mas, além disso, justifica-se a importância do debate do tema no curso de Nutrição para criar uma mobilização da sociedade na preservação da cultura alimentar indígena, discutindo políticas públicas que priorizem a segurança alimentar desses povos.

“O objetivo tanto do seminário, quanto da extensão curricular, está diretamente ligado ao perfil do aluno que a gente quer formar: um aluno crítico, que possa tomar frente das atividades que são de competência do Nutricionista de uma forma inovadora. Então essas iniciativas do curso vêm para complementar esse perfil. Além disso, em nossa DCN não há nenhuma menção a conteúdos tão específicos, como os aspectos nutricionais que envolvem a saúde indígena, por exemplo. Mas dentro do SUS existe esse atendimento, desta forma, a Extensão curricular vem como uma alternativa para complementar a formação profissional dos nossos alunos”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, Enara Cristina.

Os subtemas do Seminário Interdisciplinar

Os dias 25, 26 e 27 foram reservados para a apresentação dos seminários dos alunos. Três grupos se apresentaram por dia, sendo a apresentação do primeiro período do curso de Nutrição em forma de exposição de banners, no dia 25. Confira os subtemas abaixo:

Dia 25:

• Saúde Indígena no Brasil: transição epidemiológica e nutricional;
  • Nutrição e alimentação em saúde indígena: notas sobre a importância e a situação atual;
  • Saberes Tradicionais: da prevenção de doenças à promoção da saúde utilizando as práticas alimentares e culinária indígena.

Dia 25; exposição de banners:

• Impactos de alimentos processados e ultraprocessados para a saúde indígena;
  • Evolução das estratégias de subsistência e o impacto na saúde dos indígenas;
  • Influência da disponibilidade e acesso aos alimentos na saúde de indígenas.

Dia 26:

• Influência da ocidentalização no perfil nutricional de indígenas;
  • Desnutrição e anemia em crianças indígenas;
  • Alimentação do indígena e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Dia 27:

• Sobrepeso e Obesidade nos povos indígenas;
  • A influência da nutrição e alimentação na saúde indígena, considerando o perfil nutricional dos povos indígenas do Brasil;
  • Segurança Alimentar em território indígena.