Pitch Acadêmico: saiba por que fazer e como ele vai te ajudar

Imagine explicar seu projeto científico em menos de 5 minutos. Você deve estar pensando: “impossível!”, mas a gente vai te mostrar que, na verdade, não é. O Pitch Acadêmico da Univale te possibilita essa experiência. Ficou curioso? Então continue lendo e entenda como funciona essa estratégia. 

O que é Pitch

Pitch é uma técnica que permite comunicar uma ideia de forma breve e objetiva, muito usada em vendas e apresentações de negócio. Quando aplicada no meio acadêmico, se torna a melhor forma de compartilhar o conhecimento com um grande e variado público. Sabe por que? É o meio de apresentação mais rápido, dinâmico e de fácil compreensão. Afinal, ele dura até no máximo 3 minutos, é apresentado por meio de vídeo e utiliza um cronograma de tópicos, com linguagem simples e acessível. 

Mas por que fazer um Pitch Acadêmico

A divulgação científica é muito importante para que alunos e professores compartilhem com a população suas pesquisas e trabalhos, que são desenvolvidos dentro da universidade, mas beneficiam toda a comunidade. Porém, nem sempre os textos acadêmicos conseguem alcançar quem precisa saber da importância de um projeto científico. E o que impede esse alcance, pode ser revertido através do Pitch Acadêmico. Dá um olhada: 

Tempo

Na maior parte das vezes, as pessoas não têm muito tempo livre para se informar. Quando esse tempo existe, elas querem usá-lo para adquirir o maior número possível de informações. Poucas são as que decidem investir todo o tempo livre em apenas uma nova informação! Pensando nesse cenário, o que você escolheria para conhecer um projeto científico: reservar um tempo para ler um artigo de 15 páginas ou assistir a um Pitch, que dura apenas 3 minutos? Escolha fácil né. 

Linguagem

O texto acadêmico é construído com termos técnicos e específicos de uma área, o que pode dificultar a compreensão de muitas pessoas que não conhecem essas palavras. A ideia do Pitch Acadêmico é apresentar a ideia do projeto científico de um jeito dinâmico, sem usar termos técnicos, explicando o caminho da pesquisa e seus resultados, de forma que todos consigam entender!

Acesso

O ideal para a leitura de um grande texto é estar em um lugar silencioso e ter o material impresso, ou aberto em uma tela maior que a de um celular. Esses dois pontos exigem uma maior preparação para o momento. Certo? O Pitch Acadêmico é o oposto, por ser um vídeo, e de curta duração, pode ser acessado pelo celular em qualquer lugar. Ainda que o ambiente seja agitado, é só colocar um fone de ouvido e assistir ao conteúdo. 

Como o Pitch vai me ajudar? 

Temos certeza que se você participou de um projeto científico, sua vontade é que as pessoas conheçam a ideia desenvolvida. O Pitch Acadêmico te permite apresentar seu trabalho de um jeito simples e rápido, de uma forma que todo mundo vai gostar de ver. 

E se você ainda não fez parte de uma pesquisa na universidade, sem dúvidas vai querer se inspirar e conhecer algumas, não é? Então, nada melhor do que se inteirar sobre um novo tema com uma linguagem de fácil entendimento. Assim, você conhece os projetos de alunos e professores, da sua e de outras áreas, com a mesma facilidade. 

Já está ansioso para fazer o seu primeiro Pitch Acadêmico? Então agora é só se preparar e fazer vídeos incríveis. Para isso, separamos algumas dicas que vão garantir que você acerte na hora de gravar seu conteúdo. Acesse a página do Pitch Acadêmico da Univale e assista aos tutoriais. 

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support