PortugueseSpanishEnglish
fonoaudióloga conversado com meninaPessoas foto criado por freepik - br.freepik.com

Como funciona a terapia fonoaudiológica?

07 junho, 2022

Escrito por: Glenda Hastenreiter Corteleti, estudante do 5º período de Publicidade

Se você já leu os quadrinhos da Turma da Mônica, do cartunista Mauricio de Sousa, provavelmente deve conhecer o personagem Cebolinha, conhecido pelos seus planos infalíveis contra sua amiga, Mônica, e seus cinco fios de cabelo. Porém, ele tem outra característica bem marcante: na fala, ele troca a letra R pelo L.

Muitos não sabem que essa troca de letras tem nome: é a chamada dislalia. Ela é um distúrbio na fala que afeta principalmente as crianças e pode ser tratada com um fonoaudiólogo por meio de uma fonoterapia. Mas, afinal, como funciona esse tratamento? A fonoaudióloga, professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Univale, Lu Silveira, veio tirar suas dúvidas sobre a terapia fonoaudiológica!

O que é terapia fonoaudiológica?

terapia fonoaudiológica
Imagem: Pixabay

A terapia fonoaudiológica é o tratamento para habilitar, reabilitar ou aperfeiçoar funções relacionadas à fala, respiração, sucção, deglutição e mastigação, chamadas de funções estomatognáticas.

Além disso, a terapia pode auxiliar pacientes com dificuldades na escrita, como pessoas que sofrem com dislexia; com problemas de voz, como calos nas pregas vocais; e também com a compreensão oral, alterações na linguagem e dificuldades de aprendizagem. A terapia fonoaudiológica também ajuda na melhora da linguagem não-verbal e no uso da linguagem em contextos sociais, também chamada de linguagem pragmática.

Como funciona a terapia fonoaudiológica?

O primeiro passo ao começar a terapia fonoaudiológica é o acolhimento do paciente pelo fonoaudiólogo. Nesse processo, o paciente irá relatar suas queixas e qual objetivo pretende alcançar com o tratamento.

Em segundo lugar, o fonoaudiólogo irá fazer uma série de perguntas sobre o dia a dia desse paciente: como é a sua rotina, seus hábitos alimentares, seu histórico de saúde e questões relacionadas ao problema que ele deseja tratar ou à habilidade que deseja aperfeiçoar. Nessa etapa, também são realizados testes e exames para melhor compreender as necessidades do paciente.

Os tratamentos são feitos por meio de atividades com a língua, a boca e outros músculos faciais, assim como exercícios com sons e com a linguagem. Em caso de crianças, muitos jogos e brincadeiras podem ser utilizados. Para adolescentes e adultos, essas atividades podem ser feitas até por aplicativos de celular e flash cards.

Esses exercícios e tratamentos vão variar de acordo com a queixa do paciente, já que existem atividades que são mais apropriadas para deglutição, outras mais indicadas para auxiliar na leitura, entre diversas outras.

Quais são os benefícios da terapia fonoaudiológica?

terapia fonoaudiológica
Imagem: Pixabay

Por tratar aspectos relacionados à fala, aprendizagem, linguagem e compreensão oral e escrita, a terapia fonoaudiológica traz grandes vantagens para a comunicação, seja para falar e escrever melhor ou ouvir e ler com mais eficácia.

Outros benefícios da fonoterapia são a melhor socialização, aumento da autoestima, inclusão social, melhor qualidade de vida e também a redução do tempo de internação em hospitais e clínicas de reabilitação. O tratamento também pode aumentar o desempenho na escola e as habilidades linguísticas, principalmente quando é iniciado logo na infância.

Quem pode fazer a terapia fonoaudiológica?

Qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade com a fala, mastigação, deglutição, sucção e respiração pode e deve fazer a terapia fonoaudiológica! O tratamento não se limita apenas a crianças, mas pode ser feito por pessoas de qualquer faixa etária, da infância à terceira idade.

A fonoterapia é altamente recomendada para crianças com síndrome de down, esclerose múltipla e autismo, pois pode trazer uma melhora significativa à qualidade de vida dos pequenos no futuro.

Conclusão

Podemos perceber que a terapia fonoaudiológica exerce um grande papel na busca pela saúde, qualidade de vida e bem-estar. É por isso que é necessário que as pessoas entendam a importância da Fonoaudiologia como um todo, bem como de seu tratamento.

E se você gostou e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir a aula aberta ministrada pelo curso de Fonoaudiologia da Univale no nosso canal do YouTube!

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content