Em todos os convites deverão aparecer a marca da Univale. Fica a critério do designer do convite a escolha do local de impressão do mesmo.
Compete às comissões de formatura dos cursos definir uma equipe fotográfica e de filmagem para as festividades (colação de grau, culto ecumênico, baile e coquetéis, entre outros).
Esclarecemos o seguinte:
– não usar placas de homenagem de vidro, pois correrão o risco de quebrar ou trincar e a universidade não se responsabilizará por substituí-las;
– verificar, com antecedência, a qualidade desses produtos que serão entregues pelos formandos aos homenageados na cerimônia solene de colação de grau, com o intuito de não serem surpreendidos de “última hora” com materiais de baixa qualidade;
– estabelecer todo trabalho que deverá ser prestado, por intermédio de contratos com prazos previamente estabelecidos;
– não aceitar nada de graça pois por tudo se paga um custo embutido, por exemplo: o DVD, o churrasco, as bebidas, dentre outros agrados oferecidos em troca do serviço;
– viabilizar o valor das fotos, a quantidade, a qualidade e apresentação do álbum para não serem surpreendidos posteriormente. Há trabalhos muito bons de equipes fotográficas sérias, mas há aqueles que tiram proveito dos contratos feitos à revelia da improvisação e com obrigações pouca explícitas.
No convite de formatura e na cerimônia solene de colação de grau são prestadas as homenagens pelos formandos. Cada curso escolherá para homenagear, obrigatoriamente:
– um(a) Paraninfo(a) - é a homenagem mais importante, equivale a "padrinho" da turma, é aquele(a) que entrega o diploma para cada formando, também pode vir a discursar na cerimônia (cerimonial define discursos posteriormente);
– um(a) docente Titular de Turma – homenagem reservada àquele(a) que se destacou durante o curso pelo domínio de conhecimento e postura na condução do curso;
Os formandos de cada turma também poderão escolher:
– duas homenagens docentes;
– uma homenagem administrativa ou outra docente.
As homenagens docentes normalmente são destinadas aos(às) professores(as) mais queridos pelos formandos. A homenagem administrativa é direcionada para algum funcionário da Univale que tenha marcado a trajetória da turma, caso os alunos façam essa opção. Pode ser um funcionário de algum laboratório, da biblioteca, da tesouraria, da secretaria acadêmica, da reitoria, da limpeza ou de qualquer outro setor. Excepcionalmente, tendo o curso um número muito elevado de professores, poderá ser autorizada a escolha de 'patrono' ou de mais professores(as) homenageados(as).
Estas homenagens serão comunicadas pelos próprios formandos aos homenageados. Essa comunicação pode ser festiva e os formandos podem usar a criatividade para surpreender positivamente o docente homenageado. Recomenda-se, no mínimo, um comunicado por escrito, conforme modelos abaixo.
Na cerimônia solene de colação de grau, o cerimonial estabelece:
Caberá aos formandos do curso providenciar as homenagens, que poderão ser por meio de placas ou troféus. A homenagem vale mais pelo gesto do que pela peça que se entrega no ato da solenidade.
Procurem ser originais nas mensagens. É importante checar a redação do texto, verificando a concordância, a ortografia e a autoria do mesmo quando houver reprodução de frase textual, não devendo deixar de nominar os homenageados.
Por meio do formulário contido nesta página (dados para o cerimonial) cada curso indicará os nomes dos formandos que entregarão as placas para os seguintes homenageados:
– Paraninfo(a): 1
– Titular de Turma: 1
– Docente: 2
– Funcionário(a) (ou terceiro docente): 1
Para cada semestre o presidente da comissão de formatura deverá preencher o formulário (dados para o Cerimonial) após a escolha dos homenageados em conjunto com a turma e entregá-lo no setor de eventos ou no gabinete da reitoria, até a data determinada pela coordenação da Colação de Grau estabelecida em reunião prévia.
Os canudos dos formandos e as placas de homenagens serão encaminhados com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência da cerimônia solene de colação de grau para o setor de eventos ou gabinete da reitoria, pelo presidente da comissão de formatura. Somente mediante a entrega deste material e do comprovante de pagamento da taxa de colação de grua entregaremos as credenciais. Neste sentido ao elaborar o contrato com a equipe de fotografia, e caso ela faça “doação” desse material, deverá estabelecer prazos longos nos contratos celebrados, para fins de entrega desse material, via correio ou por outro meio que julgarem pertinentes, pois as credenciais ficarão retidas até a entrega desse material.
O Cerimonial programa um(a) orador(a) para proferir o discurso, representando os cursos durante a solenidade. Todos os alunos podem se candidatar a Orador(a) da cerimônia. Em cerimônias onde há mais de uma turma colando grau, ele(a) está representando todos os formandos do dia da formatura, inclusive os que não são do seu curso.
No discurso, o(a) orador(a) deve contextualizar o curso, o profissional formado, agradecer aos homenageados, mestres, pais, amores e funcionários e dirigir-se à turma de forma afetiva. Alertamos que a constatação de plágio ensejará a desclassificação do candidato.
A reprovação em qualquer disciplina ou componente curricular que o impeça efetivamente de colar grau no dia da solenidade também enseja impedimento para o orador.
É necessário para concorrer à função de orador(a) fazer sua inscrição no período determinado pela Coordenação da Colação de Grau, através do e-mail eventos@univale.br. O e-mail deverá ser encaminhado com a seguinte identificação: “candidato a orador”. Neste e-mail deverá conter o seu nome, curso, turno, telefone de contato, bem como ser anexado o discurso, que terá no mínimo duas e no máximo três laudas, em fonte Arial 12 e espaçamento duplo. É importante também ter boa dicção e boa tonalidade de voz.
Concluída a etapa de análise dos discursos, será posteriormente agendada pela coordenação da Colação de grau, a apresentação oral do discurso por cada candidato que estará se submetendo à avaliação da comissão de julgamento. Apresentando-se mais de um(a) candidato(a) a orador(a), apenas um(a) será selecionado(a) pela comissão, considerando os quesitos abaixo: conteúdo do discurso, clareza das mensagens, qualidade da voz, desinibição do candidato e expressão corporal.
As notas para pontuação têm uma variação de 1 a 5 e o candidato que obtiver o maior número de pontos é o escolhido para orador(a) oficial da Colação de Grau do dia.
Após esta seleção o nome do(a) orador(a) escolhido(a) deverá constar nos convites dos cursos com a solenidade de Colação de Grau daquela data.
O cerimonial dará orientação ao escolhido quanto a sua “performance” para uma brilhante apresentação.
O uso da beca será obrigatório para todos os formandos, sendo da responsabilidade dos mesmos alugá-la para a cerimônia solene. A cor da faixa é indicada de acordo com a área de conhecimento do curso, conforme o descrito na planilha intitulada: Cor oficial da faixa da beca e da pedra preciosa. A cor da pedra preciosa é indicada para o aluno que optar pelo uso do anel de grau, não sendo o uso obrigatório.
A beca será usada com meias e sapato preto para os homens e sapato scarpin ou chanel preto, para as mulheres. Não será permitido o uso de sandálias ou mules e nem tênis.
Debaixo da beca, os homens e as mulheres deverão usar calça preta e, caso as formandas optarem pelo traje, vestidos e saias deverão ser próximos ao joelho. O comprimento das mangas da beca deverá cobrir todo o braço, estendido ao longo do corpo e o comprimento da barra deverá cobrir o final do tornozelo, deixando o peito do pé descoberto.
Como a beca será alugada, certifique-se se o tamanho atenderá ao seu manequim. A vestimenta curta ou longa, fora do padrão expõe os formandos ao ridículo, comprometendo as fotos e a imagem, ao subir ao palco.
O uso do capelo será obrigatório, devendo ficar fixo em posição reta na parte superior. O pingente será posicionado no lado esquerdo e para maior segurança os elásticos finos deverão ser utilizados.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) não define as cores para cada curso. No entanto, possui uma classificação de cores para as áreas do conhecimento. Assim, as cores do CNPq para os campos do saber estão categorizadas da seguinte forma:
– Vermelho: área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Artes conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC;
– Verde: área do conhecimento das Ciências Biológicas e da Saúde conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC;
– Azul: área do conhecimento Ciências Exatas e da Terra Ciências de Engenharia e Tecnologia conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC.
Cores oficiais das faixas das becas e das pedras preciosas:
A cerimônia solene da Colação de Grau requer a formalidade do momento, objetividade e segurança. As solenidades realizadas no mês de julho deparam com o frio e ventos, já as realizadas no mês de dezembro com calor e as chuvas de verão. Por isso, deverão ser objetivas, sem atraso e com alegria.
É proibido ao formando e aos seus convidados portar ou utilizar quaisquer objetos de percussão como: tambor, apitos, pandeiros, buzinas, cornetas. Também são proibidos os fogos de artifício e balões, pois eles ao serem estourados causam incômodos sonoros como os demais instrumentos perturbadores e que comprometem a ordem deste evento que é solene. Esta informação deverá ser repassada pelo formando aos seus convidados, pois não poderão entrar no recinto com tais instrumentos.
A sequência da Colação de Grau obedece a seguinte ordem:
A convocação para os ensaios da Colação de Grau será enviada previamente para o presidente de comissão de formatura, via e-mail. A convocação será feita de comum acordo com os coordenadores de curso, com o objetivo de não atrapalhar as atividades acadêmicas. Todos os formandos deverão comparecer ao ensaio para se familiarizarem com o ambiente e assinar a lista de presença para incluir no cerimonial.
A Colação de Grau se faz mediante o juramento público do(a) formando(a), a outorga do grau pelo(a) Reitor(a), assinatura da ata da cerimônia solene e ter realizado o ENADE, nos casos previstos.
Sem a outorga do grau, juramento público do aluno, assinatura da ata da Colação de Grau e realização do ENADE, o aluno não será considerado graduado, não poderá filiar-se aos conselhos de classe, nem solicitar expedição de diploma, bem como atuar de forma plena no exercício profissional.
Os alunos que ao final do semestre letivo já tiverem concluído suas obrigações acadêmicas como: carga horária, estágio, projetos experimentais e monografias, ou trabalho de conclusão de curso e realizado o ENADE, poderão requerer junto à Secretaria Acadêmica o seu diploma.
Para solicitar o diploma é necessário se dirigir pessoalmente à Secretaria Acadêmica portando o 'nada consta' da biblioteca e da tesouraria. No ato do requerimento, o(a) aluno(a) já receberá o atestado de colação de grau e o histórico escolar.
Com esses documentos, já é possível dar entrada no registro profissional junto ao respectivo conselho de classe. O pedido deve ser feito 5 dias após a colação de grau. O diploma é emitido digitalmente no prazo de até 90 (noventa) dias.
O aluno recebe o diploma digital no e-mail cadastrado junto à Secretaria Acadêmica. Certifique-se que seu endereço eletrônico está correto.
É hora de comemorar a vitória alcançada! Traga para a festa o orgulho de seu pai, a emoção de sua mãe, e o carinho de seus familiares e amigos. O brilhantismo dessa solenidade dependerá de seu entusiasmo e do espírito de união de todos aqueles que de alguma forma colaboraram para que essa seja uma noite inesquecível… Contamos com você! Parabéns a todos.
Setor de Eventos da Univale
Fone: 3279.5959
eventos@univale.br