Professores da Univale envolvidos nas atividades do Dia do Idoso

Caige celebra Dia do Idoso com ação no Bairro de Lourdes

10 outubro, 2022

O Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige), programa de extensão multidisciplinar que envolve oito cursos da Univale, participou com a Prefeitura de Governador Valadares das celebrações pelo Dia do Idoso (1º de outubro), na Praça Getúlio Vargas, no Bairro de Lourdes. A programação, na sexta-feira (7), foi preparada pela Coordenadoria de Apoio ao Idoso (Caai), da Prefeitura.

Coordenadora do Caige e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra ressalta que foi a primeira vez que o programa exerceu atividades fora dos muros da universidade. “Sem dúvidas, foi uma experiência incrível. O evento em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, promovido pelo município, tinha uma proposta diretamente interligada à missão do Caige, que é de promover qualidade de vida, com ações de prevenção e promoção da saúde em seu aspecto multidimensional, além do bem-estar e valorização da pessoa idosa”, afirmou Geane.

Alunos e professores da Univale realizaram atendimento a idosos na Praça Getúlio Vargas (Foto: Leonardo Morais/PMGV)

Atividades do Caige na ação do Dia do Idoso

Dos oitos cursos da Univale que integram o Caige, sete participaram da ação do Dia do Idoso na Praça Getúlio Vargas. “Em parceria com a Caai, nossa missão foi cumprida com êxito e podemos dizer que o Caige segue com seu diferencial de assistir à comunidade de pessoas idosas de forma multiprofissional e cuidado humanizado”, comentou a professora da Univale.

O aposentado Paulo Ferreira, de 77 anos, há cinco anos participa de um grupo de idosos no Sesc, e aproveitou o evento do Dia do Idoso para relaxar com uma massagem feita por alunos de Fisioterapia da Univale. “A tarde está sendo ótima com esses vários serviços e escolhi primeiro relaxar. Ocupar a cabeça e trabalhar o corpo nos trazem qualidade de vida, todos deveriam experimentar”, disse.

Confira as atividades realizada por cada curso presente na programação do Dia do Idoso:

• Fonoaudiologia: Oficina da Memória, trabalhando memória olfativa, visual e auditiva;
  • Farmácia: orientações sobre automedicação e interação medicamentosa, e orientação com sachê de chá para distribuir aos idosos;
  • Enfermagem: verificação de dados vitais e educação em saúde sobre hipertensão;
  • Nutrição: educação nutricional por meio de materiais demonstrativos das quantidades de sal, açúcar e gordura nos alimentos, e montagem correta dos pratos;
  • Fisioterapia: orientação e distribuição de cartilhas sobre Saúde postural e envelhecimento, realização circuito para treino de equilíbrio e orientação sobre riscos de quedas, e realização de técnica de liberação miofascial e massoterapia nos idosos;
  • Agronomia: demonstração de tipos de substratos e frascos que podem ser utilizadas para o plantio de horta doméstica/suspensa;
  • Educação Física: cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação para atividades físicas e teste de preensão manual (força muscular dos idosos).

Promoção do convívio social

O município organizou o evento para valorizar a pessoa idosa com promoção do convívio social, além de divulgar serviços e programas da cidade que proporcionem mais qualidade de vida. “O isolamento do idoso atualmente é o maior problema enfrentado na terceira idade, ocorre até mesmo pela família”, frisou a coordenadora do Caai, Dirce Pereira Albino.

Tendas da Univale na Praça Getúlio Vargas, durante atividades do Dia do Idoso
Tendas da Univale na Praça Getúlio Vargas, durante atividades do Dia do Idoso (Foto: Leonardo Morais/PMGV)

Além dos profissionais da Univale, outros parceiros do município também estiveram presentes, como Equipes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que atenderam com orientações sobre direitos dos idosos.

Veja a reportagem da Univale TV:

A Univale TV esteve lá e registrou as celebrações do Dia do Idoso