PortugueseSpanishEnglish
Alunos do curso de Fisioterapia fazem atividade com os idosos do CAIGE

Programa de extensão para idosos oferece atividades ligadas a oito cursos da Univale

18 agosto, 2022

Projeto busca oferecer vida mais saudável à terceira idade

Pessoas a partir dos 60 anos em busca de mais qualidade de vida podem participar de atividades gratuitas ligadas a oito cursos da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), oferecidas por meio do programa de extensão Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige). As atividades envolvem os cursos de Educação Física, Agronomia, Nutrição, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

O programa é desenvolvido com atuação voluntária de alunos extensionistas que ainda estão sendo selecionados e receberão capacitação. De acordo com o edital, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 (segunda-feira), para início de atividades no dia 24 (quarta-feira). A coordenadora do Caige e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra, frisa que a participação em qualquer atividade exige avaliação prévia de saúde geral de cada pessoa idosa. A própria equipe do Caige realiza as avaliações.

Atendimento a idosos no Caige

“As atividades promovem qualidade de vida e bem-estar dos idosos. A demanda é espontânea, a pessoa interessada pode procurar o Caige e se inscrever, passar por uma avaliação geral de saúde do curso de enfermagem, e depois ela escolhe entre as atividades qual é a preferência dela para participar”, explicou a professora.

As atividades disponíveis pelo Caige

Atualmente são cerca de 80 pessoas idosas atendidas pelo Caige, conforme a professora Geane Dutra. As atividades disponíveis são: hidroginástica (Educação Física), horta terapêutica (Agronomia), oficinas do curso de Nutrição, oficinas do curso de Fonoaudiologia, atendimento de Fisioterapia (individual e em grupo), avaliação da saúde geral (Enfermagem), avaliação e acompanhamento farmacoterapêutico (Farmácia) e atendimentos de Estética e Cosmética.

Além das atividades, o Caige promove momentos de comemoração e confraternizações  para potencializar a convivência entre pessoas idosas, alunos e professores. “A gente preconiza muito as comemorações, datas festivas e confraternizações, para estimular a socialização e a convivência. Geralmente são momentos muito marcados por alegria e por união, tanto dos idosos quanto dos alunos extensionistas e professores. São momentos que fazem a diferença”, disse Geane. Interessados podem entrar em contato por meio do telefone (33) 3279-5927.

Você também pode se interessar por:

Univale

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content