PortugueseSpanishEnglish
Alunos do curso de Fisioterapia fazem atividade com os idosos do CAIGE

Programa de extensão para idosos oferece atividades ligadas a oito cursos da Univale

18 agosto, 2022

Projeto busca oferecer vida mais saudável à terceira idade

Pessoas a partir dos 60 anos em busca de mais qualidade de vida podem participar de atividades gratuitas ligadas a oito cursos da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), oferecidas por meio do programa de extensão Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige). As atividades envolvem os cursos de Educação Física, Agronomia, Nutrição, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

O programa é desenvolvido com atuação voluntária de alunos extensionistas que ainda estão sendo selecionados e receberão capacitação. De acordo com o edital, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 (segunda-feira), para início de atividades no dia 24 (quarta-feira). A coordenadora do Caige e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra, frisa que a participação em qualquer atividade exige avaliação prévia de saúde geral de cada pessoa idosa. A própria equipe do Caige realiza as avaliações.

Atendimento a idosos no Caige

“As atividades promovem qualidade de vida e bem-estar dos idosos. A demanda é espontânea, a pessoa interessada pode procurar o Caige e se inscrever, passar por uma avaliação geral de saúde do curso de enfermagem, e depois ela escolhe entre as atividades qual é a preferência dela para participar”, explicou a professora.

As atividades disponíveis pelo Caige

Atualmente são cerca de 80 pessoas idosas atendidas pelo Caige, conforme a professora Geane Dutra. As atividades disponíveis são: hidroginástica (Educação Física), horta terapêutica (Agronomia), oficinas do curso de Nutrição, oficinas do curso de Fonoaudiologia, atendimento de Fisioterapia (individual e em grupo), avaliação da saúde geral (Enfermagem), avaliação e acompanhamento farmacoterapêutico (Farmácia) e atendimentos de Estética e Cosmética.

Além das atividades, o Caige promove momentos de comemoração e confraternizações  para potencializar a convivência entre pessoas idosas, alunos e professores. “A gente preconiza muito as comemorações, datas festivas e confraternizações, para estimular a socialização e a convivência. Geralmente são momentos muito marcados por alegria e por união, tanto dos idosos quanto dos alunos extensionistas e professores. São momentos que fazem a diferença”, disse Geane. Interessados podem entrar em contato por meio do telefone (33) 3279-5927.

Você também pode se interessar por:

Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram