A coordenação do curso de Biomedicina realizou uma Aula Magna na quinta-feira, 28 de agosto. O objetivo, segundo a coordenadora, professora Lourimar Viana, foi dar as boas-vindas aos alunos ingressantes na instituição.

A psicóloga Isabel Albuquerque falou aos alunos sobre a importância de vivenciar o presente -Foto: Leandro Silva.

“Isso permite a integração entre a turma, pois ainda não se conhecem. Então, dá a eles essa oportunidade de cultivar uma relação interpessoal. E o tema ‘Não existe nem passado, nem futuro! Tudo é presente! ’ é para isso, motivá-los e incentivá-los a vivenciar esse momento”, pontuou a docente.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Isabel Albuquerque. Ela, que é funcionária da Univale, explica que por trabalhar com universitários percebe muito a ansiedade dos estudantes em relação ao futuro. Pensam sobre o TCC ou no que vão fazer depois do curso. A profissional destaca a importância em procurar fazer o melhor agora com calma e tranquilidade.

“Quero mostrar para eles que também não adianta ficar agarrado ao passado, às coisas que aconteceram e não foram boas. A gente tem que viver o dia a dia, fazer o melhor com o que tinha do passado, esquecendo ou aceitando o que não foi bom. Acho que tem tudo a ver com os universitários, porque geralmente eles estão sempre nessa ansiedade”, observou.

Os professores do curso receberam os alunos com bombons e um cartão de boas-vindas. Após, Isabel iniciou uma dinâmica, passando pelos discentes com um baú repleto de objetos como CDs, livros, máquinas fotográficas, kits de beleza bonecas, entre outros. A ideia, segundo ela, é que cada um escolha algo com que identifique e falem coisas sobre si. Ela ressalta que isso permite conhecer um pouquinho cada um dos estudantes e eles se conhecerem.