Alunos participam de vacinação

Alunos de Medicina da Univale participam de projeto de imunização contra a Covid-19

21 janeiro, 2021

Parceria entre a Secretaria de Saúde e a Univale será de muito aprendizado durante a campanha de vacinação

O momento mais esperado por todos chegou: Governador Valadares recebeu, nesta terça-feira (19), o primeiro lote da vacina CoronaVac para imunização contra o novo coronavírus. O governo do estado de Minas Gerais enviou as vacinas após o uso ter sido aprovado pela Anvisa no dia 17 de janeiro, e os alunos do curso de Medicina da Univale foram convidados para contribuir com o projeto de imunização.

De acordo com Márcia Barbosa, médica e coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares, é muito importante o envolvimento dos estudantes do curso de Medicina.

“Serão futuros médicos e precisam entender um pouco sobre vacinas, para se tornarem parceiros nesta causa tão gratificante que é a prevenção de doenças imunopreveníveis”, diz a coordenadora.

Como será a atuação dos alunos da Univale?

Nesta primeira fase, os alunos envolvidos estão acompanhando o trabalho do setor de imunização durante a campanha de vacinação contra a Covid-19. Inicialmente, a responsabilidade deles será mais focada nos registros de dados.

“Os alunos estão recebendo orientações sobre a vacina, sobre o Programa Nacional de Imunização – PNI, sobre o sistema de informação para lançamento dos dados referentes às doses aplicadas e sobre como fazer o acolhimento aos usuários. Serão levados também para conhecer algumas salas de vacinas das unidades de saúde de Governador Valadares”, completa Márcia Barbosa.

Para os alunos, participar desse momento será fundamental na sua formação como futuros médicos. Antônio Célio, estudante do quarto período de Medicina nos conta um pouco como está sendo o trabalho:

“A vacinação contra a Covid-19 foi muito esperada por todos nós. E por isso, ter a oportunidade de colaborar com esse processo é muito gratificante. As experiências e o contato com demais profissionais da saúde têm proporcionado a nós, estudantes de Medicina, grandes aprendizados e muita satisfação em poder contribuir com a saúde pública no Brasil”, comenta o aluno.

Como surgiu a parceria entre a Univale e a prefeitura?

Ainda de acordo com a coordenadora, essa parceria já existe há algum tempo e acontece durante as campanhas de vacinação com a participação de alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. “Isso é tão importante, tanto para eles quanto para a Secretaria de Saúde. O aprendizado acaba sendo bom para ambos os lados”, disse.

Como a vacinação está apenas no começo e depende do recebimento de novas remessas, possivelmente a parceria entre as instituições continuará.

“Acredito que, mais pra frente, quando houver um aumento na produção das vacinas e, consequentemente, aumento das remessas enviadas, existe sim a possibilidade de envolvermos mais alunos”, finaliza a médica.