Atividade do curso de Nutrição sobre o Dia do Rim, com conscientização sobre doenças renais

Ação do Dia do Rim alerta para a prevenção de doenças crônicas

10 março, 2023

A cada ano, sempre na segunda quinta-feira de março, a Sociedade Internacional de Nefrologia realiza o Dia do Rim, para promover ações que estimulem a saúde renal. Em Governador Valadares, a data — que em 2023 caiu no dia 9 de março — foi marcada por uma atividade feita por alunos do curso de Nutrição da Univale, com entrega de panfletos e orientações quanto a prevenção e a importância do cuidado com a saúde renal.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Enara Cristina, o trabalho de conscientização sobre o Dia do Rim foi feito por alunos dos 3º, 5º, 6º e 8º períodos, sob orientação da nutricionista das Clínicas Integradas da Univale e pós-graduada em Nutrição Renal, Júlia Alves. “Neste ano a campanha teve como objetivo e foco cuidar dos vulneráveis e estar preparados para desafios inesperados. É preciso entender que a doença renal tem que ser prevenida. E, quando ela é diagnosticada de forma precoce e com cuidado, ela pode ser controlada”, comentou Júlia.

A nutricionista, que realiza atendimentos no Ambulatório Médico de Especialidades da Univale (AME), alerta neste Dia do Rim que pessoas em grupos de risco devem ter mais atenção e pedir a um médico a realização de exames para detectar possíveis doenças renais crônicas, entre os quais o de dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina. “Entre os pacientes com doenças renais crônicas, aqueles que são socialmente mais vulneráveis acabam tendo um diagnóstico em estágio mais avançado, nas fases mais difíceis. E para os familiares, o próprio diagnóstico é um desafio inesperado”, acrescentou.

De acordo com Júlia Alves, a doença renal crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. “Atualmente ela acomete um em cada dez brasileiros e, em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença”, enfatizou.

Entre as pessoas que integram grupos de risco, a nutricionista cita pacientes com hipertensão arterial, diabetes ou doenças cardíacas, além de idosos, fumantes, obesos e pessoas que fazem uso frequente de anti-inflamatórios.

Medidas de prevenção

Para reduzir as chances de contrair uma doenças renal, ao falar sobre o Dia do Rim a nutricionista recomenda as seguintes medidas de prevenção: praticar exercícios físicos regulares; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; controle de peso corporal; controle da pressão arterial; controle do colesterol e da glicose; não fumar; não abusar de bebida alcoólica; evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais; ter cuidado com quadros de desidratação; realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina; consultar regularmente um clínico; não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.

Veja fotos da ação realizada no Dia do Rim: