Além do vestibular tradicional e do Enem, existem várias outras formas de entrar em uma universidade. Você pode se candidatar a uma vaga por transferência interna ou externa, reingresso, vestibular seriado e obtenção de novo título, por exemplo. Essa última opção é sem dúvidas a que gera mais confusões, porque muitos candidatos não entendem de fato do que se trata. 

É por isso que estamos aqui: chegou a hora de entender o que é a obtenção de novo título, e desmistificar esse processo seletivo que pode trazer tantas oportunidades! Ficou interessado em saber? Continue conosco!

Afinal, o que é obtenção de novo título?

Trata-se, em palavras bem diretas, de um processo seletivo para quem já é formado em um curso superior e quer entrar em uma nova graduação. Cada universidade tem seus próprios procedimentos, e os critérios e vagas da seleção podem variar bastante. Entretanto, podemos dizer que de forma geral a obtenção de novo título visa beneficiar os profissionais graduados, que já estão longe da escola há algum tempo, e querem voltar para faculdade. 

Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma prova de conhecimentos específicos, relacionados à área em que você deseja ingressar. Em outros, basta apresentar os documentos listados no edital de seleção para garantir sua vaga.

Além disso, em universidades e faculdades particulares, obtenção de novo título quase sempre significa um bom desconto na mensalidade. Os valores podem ficar menores ainda, caso você esteja ingressando novamente na mesma faculdade em que já concluiu um curso.

Agora que você conhece as vantagens da obtenção de novo título, conheça os dois principais critérios desse tipo de processo seletivo:

obtenção de novo título

Unsplash

Você precisa ter concluído um curso de graduação

A obtenção de novo título só é válida para quem já concluiu um curso de graduação, e tem o certificado de nível superior. Ou seja, você não pode entrar por esse processo se tiver começado um curso e abandonado antes do fim, por exemplo. Também não é possível entrar se você tiver matérias pendentes na faculdade e ainda não tiver o seu diploma. Para concorrer a uma vaga para um novo título, é preciso que ao menos um título de graduação esteja 100% concluído. 

Já o caso contrário não é um empecilho: você pode obter quantos títulos quiser. Não há problema se já tiver feito duas graduações ou mais. 

É preciso se candidatar em um processo específico

Muita gente acaba perdendo a oportunidade de ingressar por essa modalidade por não saber que é necessário fazer uma candidatura específica. As pessoas acham que, sendo graduado, basta entrar pelo processo seletivo comum e você já terá os benefícios da obtenção. 

Não é bem assim. Se você entrar pelo vestibular regular, sua primeira graduação não fará nenhuma diferença no processo seletivo. Dessa forma, você estará concorrendo em pé de igualdade com os candidatos que ainda não têm curso superior. 

Para entrar por obtenção de novo título, você precisa procurar pelo edital que define as normas do processo na universidade em que quer ingressar. A partir daí, é só seguir os passos de candidatura que são especificados no documento.

candidatura para obtenção de novo título
Unsplash

Quer saber mais sobre a obtenção de novo título na Univale?

Agora temos certeza de que você já sabe o que é obtenção de novo título. Se você tem interesse nessa oportunidade e nos vários benefícios que ela pode trazer, cadastre seu e-mail e receba em primeira mão o edital de seleção da Univale!