lançamento do programa Univale na Praça

Atividades com idosos na Praça de Esportes começam na próxima semana

21 outubro, 2022

Programa Univale na Praça, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Valadares, busca prevenção de quedas em pessoas acima de 60 anos

As atividades do programa de extensão Univale na Praça começarão na próxima quarta-feira (26), com idosos que praticam atividades físicas na Praça de Esportes. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira (21), com a presença do público atendido e de professores e estudantes dos oito cursos da universidade envolvidos no programa, realizado em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares para prevenir quedas em pessoas acima de 60 anos.

Coordenadora do Univale na Praça e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves frisou que as quedas podem ser causadas por múltiplas causas e representam um problema, porque a partir de certa idade elas geram um risco maior de prejuízo à saúde. “Esse projeto foi criado de forma muito especial, pensando em cada detalhe de como a gente poderia oferecer as melhores ações e atividades não só para prevenir as quedas, mas também para promover qualidade de vida, com bem-estar”, destacou.

Secretário de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Kevin Figueiredo, falando ao público de idosos da Praça de Esportes
Secretário de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Kevin Figueiredo

Presente à solenidade, o secretário municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Kevin Figueiredo, elogiou a parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino, e fez questão de lembrar que ele próprio é egresso do curso de Psicologia da Univale. “Há uns meses nós fomos atrás da Univale, uma universidade comunitária. Ela existe para que a qualidade de vida chegue a todo mundo da comunidade. A missão da Univale tem tudo a ver com a missão da Praça de Esportes, que é fazer com que a comunidade se fortaleça”, afirmou o secretário.

Orientações aos idosos do Univale na Praça

Ao todo, a Univale participa do projeto com 8 cursos: Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Durante o lançamento, a equipe divulgou o cronograma de atividades até o mês de dezembro, e a médica geriatra Érica Prata passou orientações aos idosos.

De acordo com a geriatra, a partir dos 60 anos há fatores, como a tendência de enfraquecimento muscular e perda de equilíbrio, que aumentam o risco de quedas. No entanto, ela enfatizou que “cair não é normal da idade”, e espera que as atividades do Univale na Praça evitem as quedas não apenas ao praticar atividades na Praça de Esportes, mas também em casa.

Médica Érica Prata conversa com idosa participante do projeto Univale na Praça
Médica Érica Prata conversa com idosa participante do projeto

Érica salientou que as quedas podem provocar limitações e até morte. “Na terceira idade, a partir dos 60 anos, já não é mais como uma criança ou adolescente que cai e não acontece nada. Já existe uma fraqueza óssea e muscular, há uma redução cerebral que, em caso de bater a cabeça, aumenta o risco de traumatismo craniano com sangramento. Já perdi pacientes cujo motivo de falecimento iniciou com uma queda”, disse a médica.

Participantes do programa que compareceram ao lançamento do Univale na Praça elogiaram a parceria entre o município e a universidade. “É uma parceria muito boa. Aqui na praça é muito bom fazer exercícios, e essa parceria com a Univale vai melhorar mais ainda”, declarou a integrante Creuza Caetano. “É muito gratificante para nós, idosos da Praça, ter essa equipe para nos orientar. Estamos felizes também”, complementou Valdete Silva.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91