PortugueseSpanishEnglish
Capacitação do Univale na Praça, com a geriatra Érica Prata

Projeto Univale na Praça promove capacitação sobre envelhecimento e quedas

20 setembro, 2022

Os participantes do projeto de extensão “Univale na Praça: cuidando das pessoas idosas” se reuniram para uma capacitação na segunda-feira (19) sobre envelhecimento e quedas, com orientações da médica geriatra Érica Prata. O projeto tem a participação de oito cursos da universidade e é realizado em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares para promover a saúde de idosos que praticam atividades físicas na Praça de Esportes.

“Muitos dos idosos praticantes de atividades físicas na Praça vêm apresentando quedas recorrentes e nossa função, enquanto equipe interdisciplinar, é ajudar a combater isso e contribuir para melhorar a qualidade de vida desses idosos”, comentou a professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra.

Embora o público atendido seja o da Praça de Esportes, dados levantados indicam que a maior parte das quedas acontece nas residências e podem causar prejuízos para a saúde dos idosos, como lembra a professora Geane Dutra. “Essa temática é de suma importância para a futura vida profissional dos nossos acadêmicos. As quedas representam um grande problema de saúde pública envolvendo a população idosa, uma das principais causas de morte, institucionalização e a perda da independência funcional. Esses alunos se capacitarem para lidar com esse problema será de suma importância para a vida profissional deles”, destacou.

A geriatra Érica Prata enfatizou que é preciso detectar os potenciais riscos para prevenir as quedas. “A queda em idosos é um sinal de alerta. Pode causar lesões, incapacitações e o medo de cair novamente. O idoso começa a ter depressão, se isola e deixa de fazer atividades do dia a dia, tudo por causa de uma queda inicial. Muitas vezes essa queda vem com fraturas, hospitalização e complicações secundárias”, frisou a médica.

Cursos participantes do Univale na Praça

Além da Fisioterapia, participam do Univale na Praça os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Aluno do 7º período de Fisioterapia, Vinícius Cardoso acredita que a atuação conjunta de diferentes áreas do saber é uma grande oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos.

“Como é um projeto interdisciplinar, acredito que a gente vai poder unir o conhecimento da saúde e das outras áreas em relação às quedas dos idosos, e ver como a gente pode prevenir. A gente vai trabalhar juntos e temos muito a aprender, tanto os alunos de Fisioterapia, como é o meu caso, e os de outras áreas que vão participar também”, afirmou Vinícius.

Você também pode se interessar por:

Univale

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram