PortugueseSpanishEnglish
Capacitação do Univale na Praça, com a geriatra Érica Prata

Projeto Univale na Praça promove capacitação sobre envelhecimento e quedas

20 setembro, 2022

Os participantes do projeto de extensão “Univale na Praça: cuidando das pessoas idosas” se reuniram para uma capacitação na segunda-feira (19) sobre envelhecimento e quedas, com orientações da médica geriatra Érica Prata. O projeto tem a participação de oito cursos da universidade e é realizado em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares para promover a saúde de idosos que praticam atividades físicas na Praça de Esportes.

“Muitos dos idosos praticantes de atividades físicas na Praça vêm apresentando quedas recorrentes e nossa função, enquanto equipe interdisciplinar, é ajudar a combater isso e contribuir para melhorar a qualidade de vida desses idosos”, comentou a professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra.

Embora o público atendido seja o da Praça de Esportes, dados levantados indicam que a maior parte das quedas acontece nas residências e podem causar prejuízos para a saúde dos idosos, como lembra a professora Geane Dutra. “Essa temática é de suma importância para a futura vida profissional dos nossos acadêmicos. As quedas representam um grande problema de saúde pública envolvendo a população idosa, uma das principais causas de morte, institucionalização e a perda da independência funcional. Esses alunos se capacitarem para lidar com esse problema será de suma importância para a vida profissional deles”, destacou.

A geriatra Érica Prata enfatizou que é preciso detectar os potenciais riscos para prevenir as quedas. “A queda em idosos é um sinal de alerta. Pode causar lesões, incapacitações e o medo de cair novamente. O idoso começa a ter depressão, se isola e deixa de fazer atividades do dia a dia, tudo por causa de uma queda inicial. Muitas vezes essa queda vem com fraturas, hospitalização e complicações secundárias”, frisou a médica.

Cursos participantes do Univale na Praça

Além da Fisioterapia, participam do Univale na Praça os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Aluno do 7º período de Fisioterapia, Vinícius Cardoso acredita que a atuação conjunta de diferentes áreas do saber é uma grande oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos.

“Como é um projeto interdisciplinar, acredito que a gente vai poder unir o conhecimento da saúde e das outras áreas em relação às quedas dos idosos, e ver como a gente pode prevenir. A gente vai trabalhar juntos e temos muito a aprender, tanto os alunos de Fisioterapia, como é o meu caso, e os de outras áreas que vão participar também”, afirmou Vinícius.

Você também pode se interessar por:

Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram