Rede Solidária Natureza Viva: com novas demandas, projeto intensifica apoio às associações de catadores

31 agosto, 2022

Com a nova frota de caminhões e o aumento no volume de trabalho na coleta seletiva, o Rede Solidária Natureza Viva busca novas formas de auxiliar os catadores da Ascanavi e Ascarf

Por: Natalia Lima Amaral

O Programa Rede Solidária Natureza Viva é um projeto de extensão da UNIVALE, que visa o fortalecimento da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) e da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf). Há cerca de duas décadas a Universidade está inserida na vida dos catadores, promovendo a educação para uma rede solidária e dialógica entre a Instituição, as associações e a cidade de Governador Valadares, e promovendo a saúde e qualidade de vida dos catadores associados.

Rede Solidária Natureza Viva nova frota
Imagem: Prefeitura de Governador Valadares

Dentro do Programa diversos cursos da Universidade prestam serviços às Associações, como Odontologia, Enfermagem, Engenharia Civil e Ambiental, entre outros. O professor Thiago Martins Santos, coordenador do Rede Solidária Natureza Viva, explica um pouco sobre as abordagens da Educação Ambiental Crítica e da Educação Popular em Saúde que se sustentam nas contribuições de Paulo Freire.

“Tem dois eixos de ação: Formação de Catadores e Formação de Estudantes. A metodologia pressupõe uma leitura ambiental da realidade local, objeto de intervenção, seguida de debates e tomada de decisões, visando ressignificar as relações entre pessoas, natureza e saúde. As ações se direcionam para a formação ambiental de estudantes da UNIVALE e de escolas da cidade de Governador Valadares, e ações de educação, saúde e comunicação social junto aos catadores, desencadeadas por diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE”.

Rede Solidária Natureza Viva evento
Imagem: Prefeitura de Governador Valadares

Recentemente, a Prefeitura de Governador Valadares ampliou a sua frota de caminhões que recolhem o lixo da coleta seletiva. Consequentemente, o fluxo de trabalho dos catadores associados aumentou e a Ascarf, que começará a receber também os materiais recicláveis, irá unir suas forças com a Ascanavi. O professor Thiago explica que com essa reestruturação e a incorporação da Ascarf na coleta, que desde 2016 era feita apenas pela Ascanavi, é capaz de melhorar a coleta seletiva na cidade.

“Agora a coleta passa a acontecer de 8h às 17h, visto que antes era só na parte da manhã. E a UNIVALE continuará oferecendo todo o apoio às Associações, com formação para o Associativismo, Educação Ambiental e Educação e Serviços de Saúde. Além disso, a novidade é que, para auxiliar a Ascarf neste novo momento, o programa irá incorporar o curso de Administração, a pedido da própria Associação”.

Confira a nova programação da coleta seletiva aqui.

Saiba mais sobre o Rede Solidária Natureza Viva:

Rede Solidária conclui campanha e entrega cestas para Ascanavi

Rede estratégia ODS: UNIVALE recebe prêmio por programa de extensão rede solidária natureza viva