Rede Solidária conclui campanha e entrega cestas para Ascanavi

20 julho, 2022

Além de três pontos de arrecadação, a iniciativa também adotou doações via pix, e ao todo, mais de três mil reais foram transferidos para a conta bancária da Ascanavi

O Programa da Univale Rede Solidária mobilizou-se mais uma vez em favor da  Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi). A campanha iniciou em função do atual cenário que tem afetado a renda das famílias dos catadores: a baixa da arrecadação dos materiais recicláveis e a queda do valor das cargas. Com pouco material e com o menor preço da carga, os catadores já chegaram a ficar até dois meses sem conseguir fazer a divisão entre os associados.

A partir deste cenário, alunos, colaboradores e comunidade abraçaram a campanha de arrecadação de alimentos. Com a soma das doações entregues e os valores transferidos via pix da associação (R$3.430,00), todas as 52 famílias da Ascanavi receberam, nesta quarta-feira (20/7), uma cesta básica; sendo 40 compradas (com o dinheiro do pix) em duas rede de supermercados de Governador Valadares e outras 12 cestas montadas a partir das doações recolhidas. Além das cestas, itens de uso coletivo também foram doados, como por exemplo, um fardo de papel higiênico.

Itens da cesta básica

• Óleo soja concordia 900ml
  • Farinha mandioca anchieta 1kg
  • Fubá anchieta 1kg
  • Sal refinado polar 1kg
  • Macarrão sem galo 500g
  • Molho de tomate Fugini 300g
  • Açúcar delta 2kg
  • Café Geronymo 250g
  • Arroz camal 5kg
  • Feijão carioca dona de 1kg
  • Barra de goiabada 300 g
  • Pacote de rosquinha de coco 300 g
  • Pacote de biscoito cream cracker

Itens arrecadados nos campi I e II

• 12 pacotes de arroz de 5 Kg
  • 1 pacote de arroz de 1 Kg
  • 1 pacote de farinha de 1 Kg
  • 2 pacotes de trigo de 1 Kg
  • 5 pacotes de fubá de 1 Kg
  • 1 pacote de biscoito de 1 Kg
  • 2 pacotes de açúcar de 5 Kg
  • 5 pacotes de açúcar de 1 Kg
  • 21 pacotes de feijão de 1 Kg
  • 4 pacotes de café de 500 g
  • 5 pacotes de sal de 1 Kg
  • 7 litros de óleo
  • 23 pacotes de macarrão de 500g
  • 2 pacotes de papel higiênico de 4 rolos
WhatsApp Image 2022 07 20 at 11.42.47 1
Coordenadora da Ascanavi recebendo as cestas. Imagem cedida por Thiago Santos.

Como continuar fortalecendo a Ascanavi

As cestas são uma resposta imediata para a dificuldade enfrentada pelos catadores neste momento, mas a longo prazo a renda e sobrevivência da Associação dependem da comunidade. Isto é: o descarte correto dos resíduos, que começa desde a separação do que é orgânico (como cascas de frutas ou restos de comidas), e o que é reciclável (como garrafas pet, caixas de papelão, frascos de perfumes, embalagens de produtos de limpeza, entre outros). Vale lembrar ainda que o material válido para a Ascanavi é o considerado “seco”  e que para ser reciclado precisa ser colocado limpo na sacola e deve ser recolhido pela coleta seletiva.

Confira os dias que o caminhão Ascanavi passa em cada bairro da cidade

• Segunda e Sexta: Cardo, Castanheiras, Conjunto Sir, Esplanada, Esplanadinha, Floresta, Santa Rita, Santos Dumont, São Pedro, Sion, Sítio das Flores e Universitário.
  • Segunda e Quarta: Bela Vista, Fraternidade, Jardim Pérola, Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nova Vila Bretas, São Cristóvão, São Geraldo, Vila Bretas, Vila Império, Vila Mariana e Vila Rica.
  • Terça e Quinta: Altinópolis, Belvedere, Carapina, Cidade Nova Esperança, Grã-Duquesa, Ilhas dos Araújos, Jardim do Trevo, Lagoa Santa, Maria Eugênia, Morada do Vale I, Morada do Vale II, Morada do Vale III, Nossa Senhora das Graças, Palmeiras, Planalto, Querosene, Santa Helena, Santa Paula, Santo Agostinho, Santo Antônio, Turmalina e Vale Verde.
  • Quarta e Sexta: Atalaia, Betel, Cidade Jardim, Conquista, Elvamar, Jardim Alice, Jardim Ipê, JK I, JK II, JK III, Santa Terezinha, São Paulo, São Raimundo, Vale do Sol I, Vale do Sol II, Vera Cruz, Vila dos Montes e Vila Isa.

Notas fiscais das cestas e itens comprados: