Professor da Univale defende tese sobre trajetórias de imigrantes chineses em Governador Valadares

Professor da UNIVALE defende tese sobre trajetórias de imigrantes chineses em Governador Valadares

30 novembro, 2021

Professor da UNIVALE nos cursos de comunicação, Franco Dani, defendeu sua tese sobre as trajetórias de imigrantes chineses em Governador Valadares

Por: Natalia Lima Amaral

Em 2017, a Universidade Vale do Rio Doce e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elaboraram o projeto, submetido à Capes, do Doutorado Interinstitucional – Dinter, interdisciplinar em Ciências Humanas. E a parceria tem rendido bons frutos: o docente Franco Dani Araújo e Pinto, dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, defendeu sua tese de doutorado nessa segunda-feira (29/11) e foi o primeiro professor da UNIVALE aprovado nesta modalidade, recebendo muitos elogios.

professor franco dani
Professor Franco Dani em um treinamento para professores, na UNIVALE. Fevereiro de 2020 - Arquivo Pessoal

Com o título “Yídòng de Xïngxïng - Experiências e trajetórias de imigrantes chineses em Governador Valadares-MG, um território de cultura emigratória”, a pesquisa do professor da UNIVALE buscou entender mais sobre o tema. E sobre a sua experiência de defender a tese, Franco Dani conta mais.

“Quando se fala em banca, em qualquer cenário de avaliação, sempre há uma tensão. Por mais que a gente esteja muito seguro do trabalho que fez, fica uma expectativa do que será pontuado, pois a avaliação de um membro da banca é sempre subjetiva. Mas, essa tensão foi diminuindo na medida em que os avaliadores começaram a falar. A banca foi muito produtiva e ao mesmo tempo muito serena, muito leve”

A professora doutora Eunice Sueli Nodari, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, incentiva que essa parceria entre as instituições possa desenvolver mais projetos de pesquisa, publicações e outras ações. Um exemplo é o projeto recém-aprovado pela Fapemig “Dinâmicas e conflitos no território de inserção do Parque Estadual do Rio Doce”, que conta com a participação dela e também é coordenado pelo professor Haruf Salmen Espindola.

“Como coordenadora do Dinter UFSC/UNIVALE e coordenadora do PPGICH – UFSC, tenho a certeza de que essa parceria será longa e continuará produzindo muitos frutos. Parabéns ao recém-doutor, que defendeu uma tese brilhante, com um tema que carecia de pesquisa no Brasil e será referência para os estudos migratórios”

Até março de 2022, a expectativa é de que 17 doutores conquistem sua titulação por meio da modalidade Dinter, sendo o professor da UNIVALE, Franco Dani, um dos três primeiros a defender sua tese.

“A ficha ainda está caindo. Foram quatro anos de estudos, muita dedicação e privações. Isso, aliado a trabalho, família, amigos etc. Nesse sentido, estou me sentindo mais leve, sabendo que encerrei mais essa etapa. Ao mesmo tempo, fecho este ciclo com a sensação do dever cumprido. Minha tese foi aprovada sem necessidade de correções e a banca ainda recomendou que ela seja inscrita no ‘Prêmio Capes de Tese’, que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Estou muito feliz e compartilho esse sentimento com todos que torceram por mim, me apoiaram e, principalmente, à minha orientadora, professora Carmen Rial, da UFSC, e minha coorientadora, professora Sueli Siqueira, da UNIVALE”