Foto da edição do Pint of Science 2022, com diversas pessoas do bar.

Pint of Science: edição 2023 acontece em maio nos bares de Valadares

14 abril, 2023

O evento está em sua 5ª edição na cidade e a programação deste ano conta com palestras de diversas áreas do conhecimento

Por: Natalia Lima Amaral

O maior evento de debate científico fora da universidade está de volta. A 5ª edição do Pint of Science em Governador Valadares acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio (segunda, terça e quarta-feira), em três bares distintos da cidade. Presente em mais de 400 cidades ao redor do mundo, o seu principal objetivo é levar o conhecimento científico de maneira mais acessível para diversos lugares, como bares e cafés. A participação é gratuita, e a pessoa presente paga apenas o que consumir nos bares.

Adriana de Oliveira Leite Coelho, coordenadora local do Pint of Science em Governador Valadares e pró-reitora de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNIVALE, conta que a expectativa é que o público sinta-se à vontade para se aproximar e participar das discussões propostas. “O Pint of Science tem um papel importante na divulgação científica, além de permitir que a sociedade tenha a percepção da importância da ciência e do quanto ela está presente no dia a dia e na vida das pessoas”, explica.

Professora Renata no Pint of Science 2022

Popularização da ciência

Este ano, Renata Bernardes Faria Campos, professora da UNIVALE, irá participar do Pint of Science em duas cidades: Valadares e Ouro Preto. Na edição anterior do evento, Renata participou de uma mesa-redonda com diversos convidados, tratando sobre questões a respeito da relação de codependência do ser humano com a natureza.

Para ela, a ciência só concretiza os seus objetivos por meio da divulgação, e o Pint contribui para que ela seja feita de maneira leve e eficaz. “Este ano irei participar como proponente e estou animada para o evento. Em Valadares, estarei no dia 22 para tratar sobre a água no município, com a participação de um professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Já no dia 24, estarei em Ouro Preto para tratar sobre saúde única”, comenta Renata.

Conheça mais sobre o Pint of Science

A iniciativa do Pint of Science surgiu em 2013, no Reino Unido, a partir da ideia de Michael Motskin e Praveen Paul, neurocientistas do Imperial College London, na Inglaterra. Tudo começou com um evento chamado ‘Meet the Researchers’, que buscava convidar pessoas afetadas por doenças degenerativas para conhecer as pesquisas desenvolvidas no laboratório dos doutores.

No Brasil o evento chegou em 2015 por meio do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, acontecendo em mais de 179 cidades. Por conta da pandemia da Covid-19, as edições de 2020 e 2021 aconteceram no formato on-line

Nesta 5ª edição em Governador Valadares, o Pint contará com a colaboração e os espaços físicos do Los Hermanos, no dia 22 (segunda-feira), UHappy, no dia 23 (terça-feira), e Mangaba, no dia 24 de maio (quarta-feira). Os bares estão localizados no Centro de Governador Valadares e na Ilha dos Araújos.

Arte com o anúncio dos bares Pint of Science

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91