segundo dia de pint of science

Segundo dia de Pint of Science GV contou com discussões sobre o descarte de lixo e pandemias

09 novembro, 2022

Segundo dia do Pint of Science trouxe discussões sobre o descarte de lixo e a relação do ser humano com a natureza

Por: Natalia Lima Amaral

O segundo dia do Pint of Science aconteceu nesta terça-feira (8), na Hausmalte, que fica no bairro Lagoa Santa. O evento começou às 19h e a programação contou com a presença e participação de alunos dos cursos de Comunicação, Enfermagem, Agronomia e muitos outros da UNIVALE. As temáticas discutidas na noite foram “Vamos conversar: você sabe a diferença entre lixo e resíduo sólido?” e “Na saúde ou na doença: sem chances de divórcio com o ambiente”, ministradas por professores mestres e doutores da Instituição e convidados.

Confira o que aconteceu no primeiro dia de Pint

No primeiro bate-papo os professores Cláudio Machado, Hernani Santana, Thiago Santos e Mônica Valadares trouxeram um debate a respeito do lixo que produzimos em Governador Valadares. Foram destacados diversos aspectos e dentre eles os quatro pilares do saneamento básico: 1) Gestão de resíduos sólidos; 2) Drenagem; 3) Tratamento de água; e 4) Coleta e tratamento de esgoto, essenciais serviços para garantir a excelência do processo.

Outro tópico destacado no bate-papo foi o descarte e reciclagem do chumbo odontológico, que inclusive é tema da tese de doutorado do professor e coordenador de Odontologia, Cláudio Machado. Esse material pode ser encontrado em equipamentos que exercem a função de proteger os profissionais e pacientes na área da radiografia e a sua reciclagem pode contribuir muito para a produção de baterias, de elementos da construção civil e muito mais.

pint of science hausmalte
Pint of Science. Hausmalte — Imagem: Osias Júnior

Já na segunda mesa-redonda da noite, os professores Renata Campos, Hernani Santana, Sérvio Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Mariana Alcântara (professora da rede estadual) abordaram questões sobre a relação de codependência do ser humano com a natureza.

Além disso, também foi destacado o fato de que todos podem fazer ciência e o Laboratório Cidadão de Ecologia do Adoecimento e Saúde dos Territórios (Leas) da UNIVALE, inaugurado dia 19 de outubro, é um exemplo disso na prática.

Sérvio Ribeiro destacou aspectos de doenças pandêmicas e como elas estão intrinsecamente ligadas à relação do ser humano com a natureza. O professor achou desafiador a comunicação no ambiente, mas a experiência e participação foram gratificantes.

Por mais que o local esteja bastante agitado, ele tem muitas atenções. Estando lá na frente ficou muito claro que as pessoas, mesmo em meio a festa e brincadeiras, estavam atentas e procurando aprender sobre coisas que não são da área delas, procurando algo diferente. Foi bem legal, gostei bastante”, ressalta.

Gabriel David Gonçalves Drumond é estudante de Design de Jogos e foi sua primeira vez no Pint of Science. Ele destacou que a organização do evento estava ótima e a equipe da UNIVALE o acolheu de braços abertos.

O que mais gostei foi ver a forma com que temas científicos e, até então, mais complexos, podem e devem ser tratados pela população em momentos de descontração. Ver que todos nós temos a oportunidade de mudar o mundo e fazer a diferença no nosso dia a dia com certeza faz com que a gente valorize a ciência e perceba que temos um papel fundamental na evolução humana. Não tem preço, você se sentir parte de uma comunidade bem informada e preocupada com o futuro”, comenta.

segundo dia de pint na hausmalte
Pint of Science, Hausmalte — Imagem: Osias Júnior

Nesta quarta-feira (9), o Pint continua em dois bares de Governador Valadares: no Casarão e no Los Hermanos, ambos no Centro. No Casarão, os professores Elaine Scherrer, Rafael Gama, Pedro Marçal, Thalisson Gomides, Patrícia Figueiredo e Lorran Miranda irão discutir sobre velhas doenças e novas tecnologias. Já o professor Darlan Corrêa Dias falará sobre cigarros eletrônicos e as consequências do seu uso.

No Los Hermanos a programação conta com os professores Renata Greco, Arthur Minelli e Dilemara Sellos, abordando a temática “Educatrônica: educação que transformers”. Já as professoras Maria Celeste, Cristiana Guimarães, Karla Nascimento e Maria Terezinha irão contar um pouco mais sobre “Papos com a garota reparo nos territórios do bairro Santa Helena” de Governador Valadares.

O Casarão fica na rua Barão do Rio Branco, número 317, no Centro. O Los Hermanos fica na rua Dom Pedro II, número 577, no centro. O evento começa às 19 horas.