troca de troféus

Parceria entre Univale e Barbosa & Marques trará caprinocultura para a universidade

06 agosto, 2021

Na manhã desta sexta-feira, 6 de agosto, a Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale, estabeleceu uma nova parceria com uma grande empresa mineira. A Barbosa & Marques, que há mais de 100 anos atua na região, agora tem um projeto em conjunto com a universidade: a fazenda experimental, onde será desenvolvida a caprinocultura, para o manejo e criação de cabras e a produção de leite caprino. A parceria é um marco importante principalmente para os cursos de Agronomia, Agronegócio e Medicina Veterinária, que terão a oportunidade de ampliar as atividades práticas.

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente da FPF, Rômulo Coelho, reforçou a relevância de ter um projeto desta dimensão dentro da Univale. "Somos uma universidade comunitária e temos muitos projetos de extensão que atendem a comunidade. Este é mais um que chega para agregar e fortalecer esse vínculo. Por meio da caprinocultura, podemos, além de oferecer produtos para a sociedade, nos tornar uma referência nacional desta prática e permitir que Governador Valadares se destaque com uma produção inteiramente local", disse.

A caprinocultura tem crescido no mercado do agronegócio e gerado oportunidades de emprego e renda, além de permitir, em muitos casos, que a população do campo se mantenha no ambiente rural. A parceria é uma grande chance para os alunos entrarem no mercado de trabalho já familiarizados com a prática de uma atividade que está em ascensão e contribuírem com a pecuária e produção de laticínios regional e nacional.

O representante da Barbosa & Marques, Luiz Fernando Esteves Martins, também demonstrou empolgação com o projeto compartilhado com a FPF e a Univale. "Será uma grande oportunidade de desconstruir a ideia de que a produção do leite de cabra é exclusiva para ambientes frios. A produção funciona em ambientes de clima extremo, seja na neve causada pelo frio, ou no calor escaldante. Além disso, podemos incentivar outros produtores, que podem não saber, mas a caprinocultura tem um custo baixo e pode ser feita em fazendas com outros tipos de rebanho, aumentando o lucro da produção", explica.

A reitora da universidade, Lissandra Lopes, enfatizou a pertinência comunitária da presença da empresa Barbosa & Marques na Univale. "A fazenda experimental será também um grande incentivo para a produção acadêmica e científica, considerando o laboratório e as pesquisas que poderão surgir a partir da caprinocultura, da produção de leite de cabra e de estudos de melhoramento genético", disse.