O que é pós graduação lato sensu e stricto sensu?

O que é Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

30 março, 2020

Afinal, o que é pós-graduação? Como ela funciona? Essas são dúvidas frequentes para os recém-formados. Não se preocupe, é muito comum se sentir um pouco perdido ao final de uma graduação, sem saber por qual caminho seguir ou que área se especializar. Geralmente, os cursos de graduação oferecem uma formação mais generalista e é na pós-graduação que o profissional irá se especializar em uma área.

Ao chegar na pós-graduação, o estudante se depara com uma outra dúvida: lato sensu ou stricto sensu ? Existe uma grande diferença entre as duas modalidades e cada uma é específica para um perfil.

Quer saber qual a diferença? Neste artigo iremos esclarecer as suas dúvidas e te ajudar a tomar a melhor decisão.

O que é Lato Sensu?

o que é pós-graduação lato sensu

Em sentido literal, do latim, a expressão lato sensu significa “sentido amplo”. Essa modalidade engloba os cursos de pós-graduação voltados para algum tipo de especialização. São cursos para preparar o aluno para o mercado de trabalho. Em primeiro lugar, é preciso saber que para se matricular em um curso lato sensu, o estudante deve portar um diploma de graduação, independente da área.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um curso de pós graduação lato sensu deve ter, no mínimo, 360 horas de duração. É importante frisar que, os cursos dessa modalidade não oferecem diploma, o aluno recebe apenas um certificado de conclusão.

Outro exemplo de pós-graduação dentro desta modalidade é o Master Business Administrativo (MBA). Embora em muitos países o MBA seja considerado como um mestrado, no Brasil, ele se encaixa apenas como uma especialização lato sensu, voltada para o setor de negócios.

O MEC autoriza que a pós-graduação lato sensu seja ministrada presencial ou Ensino à Distância (EAD).  Qualquer universidade pode ministrar uma pós presencial sem permissão prévia do MEC, porém, para a modalidade EAD, o Ministério precisa liberar uma credencial para a criação do curso.

Pós-graduação Stricto Sensu

o que é pós-graduação stricto sensu

De origem também latina, a expressão stricto sensu significa “em sentido amplo”. Esta modalidade está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. Em outras palavras, é uma formação mais voltada para a academia e para pesquisa. Nela, o aluno irá aprender os caminhos para uma pesquisa científica, metodologias, com uma cobrança maior a respeito da produção acadêmica.

Antes de mais nada, ao escolher um curso stricto sensu, é preciso ter em mente que você entrará no caminho da pesquisa e da docência no ensino superior. Embora hoje muitas empresas valorizem os profissionais com mestrado, esta modalidade é totalmente voltada para o meio acadêmico. No Brasil, os cursos de mestrado profissional começaram a crescer nos últimos anos, mas ainda são raros em comparação com os acadêmicos.

Além disso, para entrar em um mestrado, o aluno deve apresentar proficiência em outro idioma. Os mais comuns são: inglês e espanhol. Da mesma forma, é preciso saber que a carga de leitura é mais densa e há um nível mais elevado de debates teóricos. Ao final do mestrado, o aluno deve defender a sua dissertação, mostrar o seu estudo desenvolvido, sua base teórica e os resultados obtidos.

O doutorado é ainda mais rigoroso em comparação ao mestrado. Nele, o aluno deve se aprofundar ainda mais em um campo do conhecimento. Ao final, desenvolver e defender uma tese, que seja um conhecimento inédito, com alto rigor teórico e metodologia de pesquisa comprovada. O doutorado prepara o aluno para conduzir grupos de pesquisa e desenvolver projetos.

Os cursos de mestrado duram em média de 2 a 3 anos e o de doutorado de 4 a 5 anos. Diferente da modalidade lato sensu, nesta modalidade os alunos recebem diploma e título de mestres e doutores.

E aí, tirou as suas dúvidas? Então aproveite e visite em nosso site os cursos de pós-graduação lato sensu, com especializações em diversas áreas e conheça também o nosso mestrado em Gestão Integrada do Território.