O que é o curso de Agronomia?

14 dezembro, 2022

Escrito por: Lucas do Vale Braga Alexandre, estudante do 4º período de Jornalismo

A gente sabe que você acorda domingo de manhã para assistir ao Globo Rural e curte todos os memes deles nas redes sociais, mas, para ser um agroboy ou uma agrogirl de respeito, você precisa conhecer tudo sobre o curso de Agronomia! Então pegue o seu lápis e caderno para pontuar neste bingo agrônomo.

De maneira resumida, o curso de Agronomia engloba todas as etapas da agropecuária, desde o plantio e criação de gado até a venda desses produtos no mercado. Podendo se especializar nas mais diversas áreas, como o agronegócio. E aí, você tem interesse pela área? Quer conhecer mais? Continue lendo para saber tudo que você vai estudar no curso de Agronomia!

O que se estuda no curso?

O curso de Agronomia é considerado um campo extremamente interdisciplinar, e tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre agropecuária, e ao mesmo tempo dominar técnicas agrícolas e de zootecnia.

O curso possui uma grade curricular bem ampla, estudando disciplinas de Ciências Exatas e Biológicas, entre elas: Sociologia Rural, Física, Botânica, Cálculo Diferencial e Biologia. São conteúdos que trazem para a formação profissional muito mais do que apenas conhecimentos técnicos.

O que faz um agrônomo?

Indo muito além de responsabilidades no campo, o agrônomo é responsável pelos mais diversos processos envolvendo o ciclo agrícola. Desde a seleção das sementes, plantio, manutenção e colheita.

Algumas das funções exercidas pelo agrônomo são a criação de estratégias para o processo de criação e colheita, comercialização e negociação das produções, além de pesquisa e desenvolvimento de técnicas agrícolas.

Qual a importância de um agrônomo?

Levando em conta que o Brasil é um país agrícola, é possível entender a importância dessa formação para a economia do país. Condições geográficas — como tamanho continental do país e o clima tropical, contribuíram para que o agronegócio brasileiro fosse um dos maiores produtores agrícolas e pecuaristas do mundo.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2019, o agronegócio foi responsável por 21% do total do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Com isso é possível entender a importância do profissional.

Quais são as áreas de atuação?

• Indústria de Alimentos: uma das mais promissoras e dinâmicas, permite ao agrônomo trabalhar do início ao final do processo de produção alimentar;
  • Defesa Sanitária: também conhecida como Vigilância Sanitária. É uma das áreas mais rentáveis. Amparada por secretarias de Saúde, tem como principais funções agir diretamente na prevenção de doenças;
  • Administração Rural: o profissional dessa área precisa ser um verdadeiro estrategista rural. É o responsável por todo o planejamento, desde o gerenciamento de pessoas à geografia estratégica dos plantios e rebanhos;
  • Educação: já pensou em se tornar professor? Pois nessa área o agrônomo é o responsável por formar outros profissionais agrícolas;
  • Fitotecnia: se está pensando em aumentar a produtividade do plantio, então essa área é para você. O profissional precisa ter o mais vasto conhecimento de técnicas de cultivo, solo e rotação agrícola;
  • Zootecnia: se cuidar de animais é com você, a Zootecnia te espera. O responsável por essa área deve cuidar e melhorar todo o ciclo da pecuária, sempre visando o bem estar animal;
  • Silvicultura: uma das áreas mais importantes para a sociedade. O profissional da Silvicultura é responsável por nada menos que recuperar as matas devastadas, assim trazendo o ecossistema de volta.
curso de agronomia

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de Agronomia?

Como dito anteriormente, o Brasil é um país com forte atuação no setor agrícola. Com o surgimento de novas tecnologias que trazem evidência para a área, é sempre importante ter profissionais recém formados dispostos a exercer aquilo que lhes foi ensinado.

Com uma enorme variedade de áreas de trabalho, no setor público ou privado, o curso de Agronomia é uma excelente escolha, com eterna relevância e evolução para os profissionais e consumidores.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o curso de Agronomia, que tal conferir um pouco do que a Universidade do Vale do Rio Doce tem para oferecer? Aqui temos uma graduação completa, com os melhores profissionais do mercado. Se você gostou, confira o teste de carreira em nosso site e fique ligado nas novidades!