Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Univale (NAF) integra a Rede de Atendimento do Sebrae Minas

Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da UNIVALE (NAF) integra a Rede de Atendimento do Sebrae Minas

12 dezembro, 2022

O 3º Encontro Estadual da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae aconteceu na última quarta-feira (07/12), no Minascentro, em Belo Horizonte, e o Núcleo de Apoio Fiscal da UNIVALE marcou presença

Por: Natalia Lima Amaral

Firmando a parceria entre a UNIVALE e o Sebrae Minas, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) e o curso de Ciências Contábeis da Instituição estiveram presentes no 3º Encontro Estadual da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae, do Sebrae Minas. O evento aconteceu no dia 07/12 (quarta-feira), no Minascentro, em Belo Horizonte.

A Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae é uma iniciativa do Sebrae Minas, em conjunto com entidades parceiras. Dentre as atividades desempenhadas, o atendimento aos microempreendedores individuais (MEI) se destaca, e é o ponto chave da parceria com o NAF, já que compõe a maior demanda de beneficiários do Núcleo de Apoio Fiscal da UNIVALE. Katarina Pimenta, coordenadora do Núcleo de Apoio Fiscal, conta que o convite para participar do Encontro veio de uma reunião com representantes do Sebrae, que firmaram uma parceria entre as duas instituições.

“O Sebrae possui um modelo de acreditação, onde é testada a qualidade e o nível dos atendimentos prestados. Com classificações em bronze, prata, ouro e diamante. Havendo a parceria com o Núcleo de Apoio Fiscal, na medida que os atendimentos foram feitos e lançados no sistema deles, será recebida uma pontuação, o que é excelente para nós. Ter um selo com reconhecimento de uma entidade respeitada, consolida a missão e a responsabilidade social da Universidade”, comenta Katarina.

Só em 2022, o Núcleo de Apoio Fiscal UNIVALE realizou mais de 10 mil atendimentos, ocupando o quarto lugar com maior número de atendimentos em todo o Brasil, e ocupando o terceiro lugar em número de procedimentos realizados dentro do estado de Minas Gerais, onde fica atrás somente de cidades com populações muito maiores que Governador Valadares. Além disso, foi premiado em 2019 no Prêmio Internacional de Inovação oferecido pelo EUROSocial+ recebido em Cusco, no Peru.

núcleo de apoio fiscal
Katarina (coordenadora do Núcleo de Apoio Fiscal UNIVALE) e Sérgio (coordenador do curso de Ciências Contábeis) na Rede de Atendimento do Sebrae Minas — Imagem: Ascorg

Para Sérgio Reis, coordenador do curso de Ciências Contábeis, a parceria com o Sebrae é de extrema importância para ambas as instituições. “A parceria entre o Sebrae e a UNIVALE veio em um momento ímpar. Acredito que nós temos o conhecimento necessário para apoiar e ajudar o Sebrae na busca pela excelência nos atendimentos e nos resultados para o pequeno e microempresário”, ressalta Sérgio.

O Núcleo de Apoio Fiscal UNIVALE tem como objetivo principal atender pessoas hipossuficientes, que em sua maioria possuem o sonho de abrir o seu próprio negócio. Portanto, ele acaba por transformar vidas por meio da realização desses sonhos, indo de acordo com a responsabilidade social da Universidade.

Para Katarina e Sérgio, a experiência no evento foi enriquecedora para o atendimento e relacionamento com os beneficiários, conhecendo outras pessoas que partilham do mesmo sentimento em relação à excelência no desempenho dessas funções.

“Foi muito importante saber que faremos parte das maiores redes de atendimento à micro e pequenos empresários do Brasil. O evento foi fantástico, com a presença da ginasta Daiane dos Santos, contando sua história de superação e agora seu momento como gestora e empresária do ramo. Fizemos contatos para a troca de informações e de apoio mútuo. Sabermos identificar os problemas fiscais e contábeis e temos a certeza que estas parcerias darão muitos frutos para o nosso NAF e para o curso de Ciências Contábeis”, comenta Sérgio.

Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis e o Núcleo de Atendimento Fiscal

Saiba como funciona a Rede de Atendimento do Sebrae clicando aqui.