qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Participantes do projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce, em um laboratório na Univale

Univale é parceira em projeto que monitora biodiversidade no rio Doce

23 janeiro, 2023

Formado a partir de uma cooperação técnica entre Unesco e Fundação Renova, o programa Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce foi criado para envolver a comunidade local no monitoramento da biodiversidade terrestre e aquática nos leitos fluviais atingidos pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. Entre os parceiros envolvidos neste programa está a Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Foto de Hernani Santana, que coordena, pela Univale, o monitoramento da biodiversidade na Bacia do Rio Doce
Hernani Santana

Coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale, o professor Hernani Santana destaca que a ciência cidadã busca o engajamento e a contribuição de um público não acadêmico em atividades de produção e análise de conhecimentos em questões de importância social, territorial e ambiental. Hernani lembra ainda o caráter comunitário da Univale, ao enfatizar o papel da instituição no fomento à ciência cidadã em toda a Bacia do Rio Doce.

“A ciência cidadã tem contribuído com a sociedade de uma forma inquestionável, na medida em que possibilita avanços tanto no campo da saúde, alimentação, meio ambiente, biodiversidade, água, tecnologia, energia e várias outras áreas, melhorando a qualidade de vida da população e enriquecendo a sociedade tanto intelectual quanto culturalmente”, afirmou o professor.

Coordenadora técnica do programa pela Unesco, Anabel de Lima afirma que a Univale foi uma das escolhidas para a parceria em virtude da ativa inserção comunitária que a instituição realiza em suas ações. Ela acrescenta que o programa tem três alunos bolsistas de graduação, com foco em estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Ambiental e Medicina Veterinária. “As ações iniciaram em junho de 2022, com a proposta de realizar Projetos Integradores dos cursos de iniciação à pesquisa que ocorrem de modo interdisciplinar”, comentou Anabel

Uma dessas bolsistas é a aluna Beatriz Rocha Vaz, estudante de Engenharia Civil e Ambiental, que comemora a experiência adquirida no programa. “Minha participação está voltada a exercer atividades, dentro da proposta do projeto, que também se vinculam a minha área de estudo, Engenharia Civil e Ambiental. Tem sido uma experiência de grande aprendizagem, principalmente no entendimento do meu curso. A convivência com os outros alunos do projeto é engrandecedora, ao passo que me permite entender a visão de diferentes cursos sobre um mesmo assunto”, disse Beatriz.

Em nota, a Renova afirma que a execução das atividades do programa apresenta um diferencial na formação de atores locais que possam contribuir e atuar na conservação da biodiversidade do rio Doce e da região. “O envolvimento de alunos e professores de Governador Valadares impulsiona uma mobilização no território para as temáticas socioambientais e uma contínua progressão de ações voltadas para a conservação da biodiversidade”, afirmou a Renova.

Algumas das atividades do programa no rio Doce com participação da Univale:

  • Reuniões semanais com os bolsistas do projeto;
  • Criação de uma base de dados do projeto;
  • Realização de cursos e oficinas com a participação dos alunos;
  • Análise de materiais coletados em campo (ovos e larvas de insetos vetores);
  • Introdução à pesquisa científica organizando seus projetos de modo coerente e rigoroso desde a pergunta até as conclusões;
  • Apresentação de resultados das pesquisas em eventos científicos.

Formação de agentes ambientais

Até o dia 30 de janeiro, o Programa Ciência Cidadã está com inscrições abertas para o curso de formação de Agentes Ambientais para Monitoramento Hídrico Participativo de Águas Superficiais. Com carga horária de 72 horas, o curso tem aulas teóricas e práticas, além de atividades online e em campo. Ao final, os participantes estarão aptos a entenderem os procedimentos do monitoramento hídrico e os parâmetros de qualidade de água de rios. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/formacaoagentesambientais

Equipe em laboratório, trabalhando no monitoramento da biodiversidade da Bacia do Rio Doce
Trabalhos de monitoramento da biodiversidade no rio Doce

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content