Todos os anos, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) disponibiliza milhares de bolsas em instituições particulares de todo o Brasil. O programa foi criado em 2004, com a intenção de ampliar o acesso ao ensino superior por estudantes de baixa renda. Os candidatos se inscrevem pelo site do programa, usando a nota do Enem, e podem concorrer ahttp://prouniportal.mec.gov.br/ bolsas de 50 ou 100%.

A Univale vai oferecer 84 bolsas integrais pelo ProUni para o primeiro semestre de 2020. Confira a lista de vagas ofertadas no siteprouni.mec.gov.br.

Quer saber mais sobre o ProUni e entender tudo o que você precisa saber antes de se inscrever? É só continuar lendo!

Quem pode se inscrever no ProUni?

O primeiro requisito para se inscrever no ProUni é ter participado da última edição do Enem, ou seja, quem quer conseguir uma bolsa em 2020 precisa ter feito o Enem em 2019. O programa não aceita inscrições com notas de anos anteriores.

Além disso, também é preciso ter cursado o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola particular com bolsa integral. Quem já possui algum curso superior completo não pode se inscrever no programa, a não ser no caso dos professores da rede pública de ensino.

Por fim, é necessário comprovar renda per capta de até um salário mínimo e meio, para quem quer concorrer uma bolsa integral, e renda per capta de até três salários mínimos, para concorrer à bolsa de 50%.

Como funcionam as inscrições?

As inscrições são feitas exclusivamente online, pelo site do ProUni. O candidato precisa acessar a página durante o período de inscrições, informar o número de inscrição do Enem e a senha usada no site do exame. Em seguida, será necessário preencher informações de contato e responder a um questionário socioeconômico.

O último passo da inscrição é a escolha das opções de curso e faculdade. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, em ordem de preferência. Vale lembrar que não é possível se candidatar duas vezes à mesma vaga.

Caso seja selecionado, o candidato precisará ir até a instituição para a qual foi aprovado e apresentar todos os documentos listados no site do programa. A bolsa só é atribuída caso o candidato consiga provar as informações de renda que apresentou no momento da inscrição.

Como saber sobre as vagas ofertadas?

A consulta de vagas é disponibilizada pelo Ministério da Educação no site do ProUni alguns dias antes da abertura das inscrições. Ao acessar a página, o candidato pode pesquisar por universidade, por cidade ou por curso. As opções aparecem em formato de lista, com a quantidade de vagas ofertadas para bolsas integrais e parciais.

Quando posso me inscrever?

As inscrições para o ProUni no primeiro semestre de 2020 estarão abertas do dia 28 ao dia 31 de janeiro. Durante esse período o candidato pode acompanhar sua colocação na opção selecionada e alterar a inscrição, caso seja necessário. Após as 23h59 do dia 31 de janeiro, a inscrição não pode mais ser alterada.

Como saber se fui aprovado?

O resultado da primeira chamada será divulgado no site do ProUni no dia 4 de fevereiro. A princípio, os candidatos com as maiores notas são pré-selecionados para apresentação dos documentos. Caso não consigam comprovar as informações declaradas, a vaga volta a estar disponível para a segunda chamada, que será divulgada no dia 18 de fevereiro.

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas ainda podem participar da lista de espera. Basta manifestar interesse pelo site do dia 6 ao dia 9 de março de 2020. As convocações da lista de espera são feitas nos sites das universidades.

Como escolher o melhor curso?

Tão importante quanto entender bem como funciona o ProUni, é saber escolher o curso certo para você. E aí, já sabe qual curso vai fazer? Se você ainda não escolheu, confira nossas dicas para tomar a melhor decisão!