e-book da omddh

Alunos da UNIVALE têm artigos publicados em e-book da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos

02 agosto, 2022

Alunos da UNIVALE e pessoas do mundo inteiro contribuíram com trabalhos para o e-book da OMDDH, explora os direitos humanos fundamentais

Por: Natalia Lima Amaral

Os direitos humanos são fundamentais para garantir a dignidade de todo ser humano, e discutir, lembrar e enfatizar o tema é uma tarefa de extrema importância. Foi com esse propósito que um grupo de professores e alunos da UNIVALE propôs a palestra com o tema “incentivo à produção científica sobre direitos humanos”, que conta com o apoio da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, signatária do Pacto Global da ONU. O evento acontecerá no dia 10 de agosto, às 9h, no auditório D do campus II.

e-book da omddh aborda Direitos Humanos
Capa do e-book "Coletânea Internacional sobre Direitos Humanos", da OMDDH — Imagem: cedida por Gabriela Lopes dos Santos

Durante o evento serão apresentados trabalhos científicos relacionados ao tema, realizados no início do ano por alunos da graduação e do mestrado na UNIVALE, e que estão presentes no e-book criado pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (OMDDH). Além da UNIVALE, a obra de 450 páginas conta com a participação de pessoas do Brasil, Angola, Moçambique e muitos outros países. Eunice Nonato, professora do mestrado em Gestão Integrada do Território e do curso de Direito, acredita que a importância deste evento consiste em despertar os alunos e professores para a atenção às grandes desigualdades que temos vivido, e em como os direitos humanos fundamentais estão sendo negligenciados.

UNIVALE e a OMDDH

Reconhecida pelo incentivo à produção científica, a UNIVALE participa da iniciativa por meio de uma colaboração entre Gabriela Lopes dos Santos, membro da diretoria de supervisão pedagógica da OMDDH e coordenadora do seminário, a professora Eunice Nonato, do mestrado GIT, e a reitora da Universidade, Lissandra Lopes Coelho Rocha. Os interessados puderam participar por meio de um edital e ao total foram seis artigos submetidos pelos alunos da UNIVALE, com cerca de 13 pessoas envolvidas entre autores e co-autores.

Como surgiu o e-book?

De acordo com as organizadoras, a ideia de compilar todos os artigos científicos desenvolvidos teve início na pandemia, de forma que os desafios de saúde pública, dentre outros, pudessem ser discutidos abrindo novos caminhos para reflexão. E, segundo Gabriela, os direitos humanos são um viés obrigatório para que as condições essenciais da existência humana sejam defendidas. “Os direitos humanos são o coração da nossa dignidade; sem eles perecemos, com eles, a vida oxigena no horizonte do esperançar. A convocação de pessoas para escrever artigos científicos sobre direitos humanos tem como base buscar aprimoramento do desenvolvimento humano”.

Mundo não tão novo

Um dos artigos desenvolvidos com a temática dos direitos humanos é o da aluna Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva, do mestrado em Gestão Integrada do Território, em co-autoria com o professor Bernardo Nogueira. Intitulado “Admirável mundo não tão novo: o fim do ócio, da preguiça e da literatura”, o trabalho propõe um questionamento com base no romance ficcional Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, publicado em 1942, que narra uma terra dividida em 10 regiões administrativas, com um caráter futurista.

direitos humanos aluna ângela do mestrado contribuiu com trabalho em e-book da omddh
Ângela Vitória em roda de conversa e troca de experiências de mestrandos e egressos do Programa de Mestrado em Gestão Integrada de Território — Imagem: cedida por Ângela Vitória

Nem consigo expressar o sentimento de publicar o artigo no e-book, principalmente por estar relacionado a uma divulgação de uma pesquisa e de uma problemática que considero tão importante para os desfechos e andamento da modernidade como um todo por ter uma capacidade de atingir várias pessoas, se não a totalização da sociedade. Além da satisfação, acredito que o sentimento de honra está presente por poder estar encabeçando, junto com o professor Bernardo, uma pesquisa de tanta importância e poder democratizar o seu acesso”, afirma Ângela.

Como ter acesso ao ebook

O e-book ficará disponível de forma gratuita na biblioteca da UNIVALE e em outras bibliotecas virtuais. Para acessar a página basta clicar aqui.

O que é o Pacto Global da ONU?

O Pacto Global foi firmado em 2000 com o intuito de incentivar as empresas a alinharem seus objetivos e desenvolverem ações que contribuam com as estratégias para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram mais de 16 mil participantes de 160 países, que assumiram o compromisso de cooperar com o enfrentamento de diversas problemáticas da sociedade como um todo.