Biblioteca


Criada em 03 de fevereiro de 1968, a Biblioteca da Univale está cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia de MG sob o nº. BU 091 e no Instituto Nacional do Livro com o número BM 12324.

Com mais de 113.500 exemplares, 1.200 mil m² de espaço físico e 37.500 empréstimos anuais em média, o Sistema de Bibliotecas da Univale está dividido em Biblioteca Dr. Geraldo Vianna Cruz, situada no Campus Antônio Rodrigues Coelho, e Biblioteca Setorial, localizada no Campus Armando Vieira. Os espaços são preparados para atender à comunidade acadêmica da Univale e também à comunidade em geral. Além disso, está entre os maiores acervos do Estado de Minas Gerais, composto por livros, folhetos, periódicos, multimeios e biblioteca virtual nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ministrados na Instituição.

No endereço https://www.univale.br/biblioteca/ é possível pesquisar todo o acervo e acessar os serviços oferecidos sem sair de casa, facilitando consultas ou empréstimos. Aos usuários vinculados à Universidade – alunos, professores e funcionários -, a Biblioteca permite também o empréstimo domiciliar. Ainda é oferecido ao usuário o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas, possibilitando que o livro chegue até o leitor sem que ele se desloque entre os campi da Univale.

Estrutura para o acesso à informação

  • Espaços para estudo individual e em grupo;
  • Comutação bibliográfica;
  • Portal de Periódicos Univale;
  • Portal de Periódicos – CAPES;
  • Biblioteca Virtual Pearson;
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD Brasileira;
  • Orientações sobre normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Capacitação e orientação para acesso a bases de dados;
  • Visitas orientadas à Biblioteca.
Biblioteca
Logradouro
Dias
Horários
Central

Rua Israel Pinheiro, nº. 2000

Bairro Universitário - Campus Antônio Rodrigues Coelho
De 2ª a 6ª feira

Sábado

7h às 22h

8h às 12h
Setorial

Rua Lincoln Byrro, nº. 281

Bairro Lourdes - Campus Armando Vieira
De 2ª a 6ª feiraDas 8h às 13h e das 17h às 22h

ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHO ACADÊMICO

As Bibliotecas da Univale são responsáveis pela guarda, tratamento e divulgação da produção intelectual da comunidade acadêmica. Para entregar o trabalho em CD-ROM, o autor e os respectivos setores envolvidos deverão preencher os formulários indicados nos links e seguir as instruções abaixo:

1 PRODUÇÃO DO DISCENTE

1.1 Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e de Pós-graduação lato sensu e stricto sensu

A versão final do trabalho deve ser entregue pelo aluno ao Coordenador do Curso ou na Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação (APPG), em CD-ROM, em um ÚNICO ARQUIVO, no formato PDF, acompanhada do Formulário de autorização/consentimento para disponibilização do trabalho na internet (Art.10 CONSEPE 006/2009). Posteriormente, cabe ao Coordenador do Curso ou o responsável pela APPG encaminhar à Biblioteca o CD-ROM juntamente com o Formulário de Autorização/Consentimento, acompanhado também do Termo de Encaminhamento listando todos os trabalhos produzidos e entregues no referido semestre (Art.13 CONSEPE 006/2009).

DOCUMENTO A SER ENTREGUE ORIENTAÇÕES E ARQUIVO PARA DOWNLOAD SETOR PARA ENTREGA RESPONSABILIDADE
CD-ROM Em um ÚNICO ARQUIVO, no formato PDF. COORDENAÇÃO OU APPG ALUNO DE GRADUAÇÃO OU PÓS GRADUAÇÃO
FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAÇÃO NA INTERNET Assinado pelo(s) aluno(s) e orientador.

Arquivo Formulário de Autorização: TCC (Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu)

Arquivo Termo de Consentimento: Tese ou Dissertação (pós-graduação stricto sensu)

COORDENAÇÃO OU APPG ALUNO DE GRADUAÇÃO OU PÓS GRADUAÇÃO
TERMO DE ENCAMINHAMENTO DE TCC, DISSERTAÇÃO OU TESE À BIBLIOTECA Assinado pelo coordenador do curso ou responsável pela APPG.

 Arquivo do Termo de Encaminhamento (único para todos os trabalhos do semestre).

BIBLIOTECA COORDENAÇÃO OU APPG

Caso após a conferência pela Biblioteca, seja detectado algum CD-ROM ilegível ou formulários incompletos, a coordenação será comunicada via e-mail para providenciar nova documentação.

2 PRODUÇÃO INTELECTUAL DO DOCENTE

O depósito da produção intelectual do docente junto à Biblioteca tem por objetivo o atendimento aos critérios de avaliação da CAPES e do MEC, relacionados à evidência dos resultados da institucionalização das atividades de pesquisa.

2.1 Dissertações e teses defendidas pelos docentes em outras IES

O depósito deve ser logo após a defesa ou publicação do trabalho e deverá ser realizado pelo próprio autor que deverá entregar em CD-ROM juntamente com o Termo de consentimento para disponibilização de Tese ou Dissertação defendida pelo Docente em outra IES, devidamente preenchido, datado e assinado.

DOCUMENTO A SER ENTREGUE ORIENTAÇÕES E ARQUIVO PARA DOWNLOAD SETOR PARA ENTREGA RESPONSABILIDADE
CD-ROM Em um ÚNICO ARQUIVO, no formato PDF.  

BIBLIOTECA

 

DOCENTE

TERMO DE CONSENTIMENTO PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE TESE OU DISSERTAÇÃO PARA LIVRE ACESSO NA INTERNET Assinado pelo docente.

Arquivo Termo de Consentimento para disponibilização de Dissertação ou Tese defendida pelo Docente em outra IES.

 

2.2 Demais Produções Intelectuais dos Docentes (livros, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos, produção técnica, produção artística, etc.)

O depósito da produção intelectual do docente junto à Biblioteca deverá ser realizado pelo próprio autor que deverá entregar em CD-ROM juntamente com o Formulário para entrega de produção intelectual do docente devidamente preenchido, datado, assinado e com a documentação comprobatória abaixo anexada:

 Artigos ou resumos publicados em periódicos: cópia do artigo ou resumo, mais cópia da capa do periódico ou outra parte que contenha título do periódico, local, editora, data, etc.

Artigos ou resumos publicados em eventos (anais): cópia do artigo ou resumo, mais cópia da capa dos anais do evento ou outra parte que contenha o título do evento, local, data, etc.

Artigos ou resumos publicados em CD-ROM: de preferência, levar o material até a Biblioteca para que seja feita cópia eletrônica do artigo ou resumo e das outras partes necessárias à catalogação da produção intelectual.

Artigos com mais de um autor: neste caso, basta que um dos autores entregue a produção e o formulário, para que o cadastro seja realizado.

 

DOCUMENTO A SER ENTREGUE ORIENTAÇÕES E ARQUIVO PARA DOWNLOAD SETOR PARA ENTREGA RESPONSABILIDADE
CD-ROM Em um ÚNICO ARQUIVO, no formato PDF.  

BIBLIOTECA

 

DOCENTE

FORMULÁRIO PARA ENTREGA DE PRODUÇÃO INTELECTUAL DO DOCENTE Assinado pelo docente.

Arquivo Formulário para Entrega de Produção Intelectual do Docente.

ANEXAR DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DA PRODUÇÃO INTELECTUAL
Indicado na seção 2.2.

 Caso após a conferência pela Biblioteca, seja detectado algum CD-ROM ilegível, formulário e/ou anexos incompletos, o docente será comunicado via e-mail para providenciar nova documentação.

Local para entrega: Biblioteca Central ou Biblioteca Setorial

Dúvidas podem ser esclarecidas:
(33) 3279-5574 (telefone da recepção e também WhatsApp)

biblioteca@univale.br

As Bibliotecas da Univale são abertas ao público para consultas, sendo que o empréstimo domiciliar é limitado a alunos, professores, e funcionários da Instituição. Os principais serviços prestados são:
Catalogação na fonte;
Consulta local e remota ao acervo;
Empréstimo, renovação e reserva de livros “in loco” e on-line;
Visitas orientadas;
Exposição de novas aquisições;
Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT e BIREME;
Orientação bibliográfica;
Cooperação entre bibliotecas;
Serviço de alerta à comunidade acadêmica.

Não encontrou o que procurava?


Preencha o formulário e fale conosco, estamos a disposição para ajudá-lo.