qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
PortugueseSpanishEnglish
Menu
Curso de Direito da Univale promove evento com o Coletivo Abayomi para o mês da consciência negra

Curso de Direito da Univale promove evento com o Coletivo Abayomi para o mês da consciência negra

29 novembro, 2022

Atividade levantou discussões sobre racismo e negação de direitos fundamentais

Com o objetivo de oferecer aos alunos um aprendizado que amplie sua visão de mundo, o curso de Direito da Univale realizou um evento, no auditório do campus I, para celebrar o mês da consciência negra, juntamente com o Coletivo Abayomi. Sara Edwiges, professora do curso de Direito, conta que a iniciativa se inspirou na ementa da graduação, que busca trazer discussões sobre minorias e destacar a cultura negra, extinguindo a doutrina racista. Com um aprendizado que amplia a visão de mundo dos estudantes, o eixo orientador do curso possibilita o acesso a uma formação de uma nova mentalidade coletiva, a favor do exercício da solidariedade e do respeito à diversidade.

Para que cada estudante ressignifique o papel de cidadania nos processos de socialização, marcados, historicamente, por assimetrias, exclusão e discriminação, Sara conta que “enquanto universidade, torna-se importante e salutar ouvir histórias de lutas, resistência, perdas e conquistas vivenciadas pelas minorias. Isso amplia o aprendizado, assim como contribui com a formação de pessoas mais inclusivas e consequentemente mais humanas”. Para a professora, a relevância do mês de novembro e do Dia da Consciência Negra está na reflexão sobre a negação de direitos, que se perpetua nos dias atuais.

“A negação de diversos direitos se revela de várias maneiras, como nas violências obstétricas impostas às mulheres negras; na falta de acesso a uma educação de qualidade; nos baixos salários, moradias precárias e outras situações impostas. Precisamos lutar contra qualquer forma de racismo e dessas negações. E, como disse Angela Davis, ‘não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’”, reforça a professora.

Yuri Miguel de Souza, aluno do 2º período do curso de Direito, comenta que, como futuro jurista, deve se atentar muito para quando for atuar profissionalmente, fazendo a diferença. “Acredito que todos deveriam ter a experiência que tivemos no evento, principalmente porque, quando ouvimos de uma pessoa tudo que ela sofreu, sente e convive, não deixamos essas questões passarem despercebidas. Isso nos faz refletir profundamente sobre a real situação do Brasil”.

curso de direito
Alunos do curso de Direito realizam ação voltada para o mês da consciência negra juntamente com o Coletivo Abayomi — Imagem: Ascorg

Conheça mais sobre o Coletivo Abayomi

O coletivo Abayomi foi fundado em 2015, a partir da necessidade de celebrar a importância do povo negro e da sua cultura para diversas áreas do conhecimento e da ciência. O nome do coletivo referencia uma boneca símbolo no Brasil, principalmente como uma expressão de resistência para as mulheres negras. A Abayomi era feita por mulheres escravizadas, que rasgavam os seus vestidos para confeccioná-las e presentear as crianças em navios de carga.

Jacqueline Françoa Rodrigues Silva de Moura é aluna do 8⁰ período do curso de Direito e faz parte do Coletivo desde a sua criação. Para ela, o esforço acadêmico que se mostra interessado em entender a importância de valorizar, divulgar a história do povo negro e das questões que envolvem a negritude no Brasil é essencial. “O evento contribui para a continuidade da minha formação, possibilitando reflexões a partir das falas dos alunos e suas apresentações que tivemos. E o Coletivo Abayomi é fundamental nesse quesito para Governador Valadares e região, principalmente por fortalecer o movimento negro e as questões que o envolvem, expandindo o conhecimento histórico a partir da nossa voz e das nossas vivências”, comenta.

Saiba mais sobre o curso de Direito da Univale:

  • Alunos da Univale têm artigos publicados em e-book da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos;
  • Tudo que você precisa saber sobre o Curso de Direito;
  • Afinal, o que são os direitos humanos e quem deve garanti-los?;
  • Saiba tudo sobre a pós-graduação em Direito, Inovação e Tecnologia.

Você também pode se interessar por:

selo abmes de responsabilidade socialUnivale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content