Na terça-feira, 13/08, foram empossados os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Univale, a CIPA. Participaram da cerimônia integrantes da gestão anterior, além de gestores da Universidade Vale do Rio Doce e Fundação Percival Farquhar (FPF).

A Reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha, prestigiou o evento juntamente com o diretor executivo da FPF, Mauro Grimaldo da Silva, a responsável pelo Departamento de Campi (DEC), Aniela Castello Branco de Paula Barbalho e Rutt Inácio de Araújo, do Departamento de Pessoal, compondo, assim, a mesa de honra da cerimônia, organizada pelo setor de Segurança do Trabalho.

“Quero parabenizar a nova gestão e colocar à disposição o programa Orgulho em Pertencer, as ações e tudo aquilo que a gente puder trabalhar em conjunto, visando o bem-estar de todos nós, colaboradores e funcionários aqui dentro da instituição e da FPF ”, disse a Reitora.

O diretor executivo da FPF, Mauro Grimaldo, agradeceu a participação dos membros da gestão passada e deu boas-vindas aos novos integrantes, que passarão a zelar, além do bem-estar, pela segurança dos demais funcionários. O que, segundo ele é o principal objetivo da comissão.

Alex Oliveira Gomes, presidente da CIPA de 2018 a 2019, deu continuidade à programação deixando uma palavra de agradecimento pelo tempo que dirigiu a comissão. Em seguida, ele convidou os novos “cipeiros” à frente para receberem um certificado e participarem do juramento.

Mário Gomes, que representará os colaboradores, é funcionário da Univale há 18 anos e trabalha com manutenção elétrica. Ele tem 55 anos de idade e conta que é a primeira vez que se candidata para as eleições da CIPA. A gestão será de agosto de 2019 a julho de 2020.

“Meus companheiros de trabalho me incentivaram a participar da eleição. É uma responsabilidade muito grande representar os funcionários, mas os colegas ajudam muito. Eu fiquei emocionado com o resultado. Sabia que poderia ser escolhido, mas não assim, em primeiro lugar. Me surpreendeu. Eu quero agradecer ao pessoal que depositou confiança e votou em mim”, comemorou ele.

 

A CIPA

A CIPA tem como objetivo “a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”, esclarece o texto da norma regulamentadora nº 5, aprovada pela portaria nº 3.214/78, publicada pelo Ministério do Trabalho.

Na Univale, a comissão é composta por 12 membros divididos em dois grupos. O primeiro, que representa a parte dos empregados é formado pelos titulares Mário Gomes da Costa, Denise Coelho de Queiroz e Edson Placides Junior. Seus suplentes são Regina Aparecida R. de Assis, Elzira Maria Pereira e Marcos Almeida.

O segundo grupo é formado por funcionários que representam o empregador. São titulares: Rony Maciel Veiga, Alex Oliveira Gomes e Esdras de Carvalho Diniz. Complementam a equipe, como suplentes, Marlucy Rodrigues Lima, Edilson Ribeiro Mariny e João Bosco Nepomuceno.