Cerimônia do Jaleco: venha entender um pouco mais sobre ela

A primeira Cerimônia do Jaleco da Univale aconteceu no segundo semestre de 2016, marcando também a primeira turma de Medicina da Universidade

A Cerimônia do Jaleco é uma tradição dos cursos da área da saúde e na Univale não seria diferente. O evento simboliza o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez, comprometendo-se com a saúde e reafirmando o seu compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico. Na Universidade a primeira cerimônia ocorreu no segundo semestre de 2016, na qual estava presente a primeira turma do curso de Medicina da instituição.

Por que usar o jaleco?

Imagem: acervo Univale

Segundo a professora Belizane das Graças Oliveira Maia, do curso de Odontologia, o jaleco é um equipamento de proteção que ajuda a reduzir os riscos de contaminação causada por fungos, bactérias e vírus. Este Equipamento de Proteção Individual (EPI) protege o profissional da exposição a fluidos e secreções corporais dos pacientes, o que inclui não apenas sangue, mas também a saliva.

“Além disso, o jaleco é uma representação de limpeza e do respeito que o profissional de saúde tem por seu paciente e pela nobre profissão”, completa a professora. Durante a cerimônia, os pais (ou padrinhos) vestem o jaleco no aluno, para simbolizar o início da caminhada profissional.

Confira nas nossas redes sociais algumas imagens da Cerimônia do Jaleco