cartilha de patrimônio cultural

Cartilha produzida por alunos e professores da Univale promove patrimônio cultural valadarense

13 setembro, 2022

A Cartilha de Educação Patrimonial produzida com participação de alunos e professores da Univale já está sendo distribuída em escolas municipais e estaduais em Governador Valadares, e também há cópias disponíveis na Biblioteca Municipal e na Academia Valadarense de Letras. O material foi desenvolvido em uma parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

A produção da cartilha de educação patrimonial foi orientada pelas professoras Patrícia Falco Genovez e Terezinha Bretas Vilarino, como parte de um projeto de pesquisa, envolvendo estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Pedagogia. “A Cartilha foi elaborada a partir de um projeto sobre o distrito de Xonin, financiado pela Fapemig. Eu produzi o material para o distrito, mas devido ao interesse do Conselho Deliberativo do Patrimônio do município, acabou sendo impressa pela Secretaria de Cultura e distribuída para todas as escolas”, explicou a professora Patrícia.

Parceria pelo patrimônio cultural

A parceria entre a Univale e o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural de Valadares, acrescenta a professora, também tem a contribuição do mestrado em Gestão Integrada do Território na produção de materiais sobre patrimônio cultural. “Essa parceria está rendendo bons frutos para o município, ajudando a melhorar a nota no ICMS-Cultural”, frisou Patrícia Genovez, mencionando o programa estadual de incentivo que garante repasse de recursos para os municípios que preservem seus patrimônios e referências culturais.

Na avaliação da professora Terezinha Vilarino, a distribuição das cartilhas em escolas contribui para sensibilizar estudantes e comunidade sobre o patrimônio cultural valadarense. “A ideia é construir um acervo com documentos, fotos, textos e informações que fomentem o conhecimento e o interesse pela história de GV e região. O projeto está aberto a contribuições de todos que se interessarem”, complementou Terezinha.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91