Carro alegórico com foliões de um antigo Carnaval valadarense. Ao fundo, pessoas na sacada de um prédio observam a folia

Livro de professora da Univale conta a história do auge e decadência do Carnaval em Governador Valadares

16 fevereiro, 2023

Quem aguarda o feriado prolongado do Carnaval para viajar pode até achar estranho, mas Governador Valadares já teve uma das maiores e mais animadas folias de Minas Gerais. Essa história está registrada no livro “Lantejoulas ao vento”, escrito pela professora do curso de Jornalismo da Univale, Zana Ferreira, que resgata relatos de quem participou dos anos mais gloriosos do Carnaval valadarense.

Professora Zana Ferreira, do curso de Jornalismo, em 2018, no lançamento do livro "Lantejoulas ao vento"
Zana Ferreira, durante o lançamento do livro "Lantejoulas ao vento"

A obra começou a ser produzida em 2009, quando Zana ainda era estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa. A primeira versão do livro foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Histórias de família sobre a grandeza dos antigos carnavais na cidade instigaram a curiosidade de Zana.

“Eu já tinha ouvido várias histórias, e o que me chocava era que contrastava muito as lembranças da minha mãe e da minha tia, de um Carnaval muito movimentado e muito animado, e o que eu vivi na minha adolescência, que era zero Carnaval. A cidade ficava absolutamente morta, totalmente parada no Carnaval. Agora, nesta última década, estão ressurgindo blocos de Carnaval na cidade. E hoje já há blocos em vários bairros. Mas na minha época de adolescente, isso não acontecia. Era zero Carnaval, e contrastava muito”, relembra a professora.

A pesquisa acadêmica que virou livro

Pesquisando em livros de história da cidade e acervo jornalístico ela conseguiu identificar personagens que de alguma forma vivenciaram as antigas festas em ruas, clubes e bailes, principalmente a partir da década de 1950, até a última edição, em 1988 – com expectativas pela volta da folia sendo registradas até 1994. Entre foliões, representantes do poder público e imprensa da época, 20 pessoas foram entrevistadas. O trabalho feito ao final da graduação ainda seria ampliado quando Zana fez mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros.

“Enquanto jornalista, levantei muitas informações. Muita coisa que está no livro pode ser inédita até para pessoas que vivenciaram aquele Carnaval. Porque às vezes a pessoa assistiu desfiles e não conhecia o processo de produção por trás. Ou participava de uma escola de samba e não sabia como eram os bastidores da outra. Consegui fazer um levantamento muito extenso, enquanto graduanda de Jornalismo, mas meu mestrado de História me deu um arcabouço teórico para conseguir analisar esse momento valadarense para fora de Valadares. Porque Valadares está inserida em um contexto histórico nacional, e o Carnaval é uma festa nacional”, analisa Zana.

Cerimônia de lançamento do livro "Lantejoulas ao vento", da professora Zana Ferreira, do curso de Jornalismo. Pai da escritora, o jornalista Tarciso Alves, discursa ao microfone, observado por Zana e autoridades presentes. Foto de 2018
Lançamento do livro "Lantejoulas ao vento"

O resultado final foi publicado em 2018 e hoje se encontra disponível na Biblioteca Municipal e na Biblioteca da Univale. “Meu processo de análise se tornou muito mais profundo e encorpado depois do mestrado. Tentei publicar o livro logo depois da graduação, e na época eu não tinha muitos recursos ou informações, e não consegui. Mas hoje fico feliz de não ter conseguido naquele momento, porque o processo do mestrado contribuiu decisivamente para esse produto final”, considera a professora. Interessados em adquirir um exemplar podem entrar em contato com a jornalista por meio do instagram @zanaferreirajornalista.

Veja mais fotos do Carnaval de Governador Valadares: