Recepção aos idosos do Caige, o programa de extensão da Univale que oferece acompanhamento multidisciplinar para pessoas acima de 60 anos. Foto mostra mesa com lanche e cerca de 70 idosos em pé, com braços levantados, atrás da mesa

Caige retoma atividades em 2023, com Medicina e Pilates

16 março, 2023

Programa de extensão da Univale que oferece acompanhamento multidisciplinar para pessoas acima de 60 anos, o Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) retomou os trabalhos em 2023 na quarta-feira (15), com uma recepção a cerca de 70 idosos que fazem atividades ligadas a oito cursos de graduação da universidade – que neste ano passam a ser nove, com a inclusão da Medicina. Outra novidade é que o Caige agora também terá sessões de Pilates.

Uma das presentes no retorno do Caige foi Maria de Lourdes Pereira, de 72 anos, que estava com saudade de suas atividades favoritas, como a hidroginástica e os atendimentos em Nutrição, Fisioterapia e Estética. “Eu vim para o Caige porque estava com dor no joelho, estava com artrose muito forte. Aqui, graças a Deus, eu melhorei. Esse tempo sem aula aqui eu estava sentindo falta, porque eu fazia em casa, mas não é igual aqui. Aqui é uma bênção em tudo, não tem lugar melhor para recuperar uma pessoa de terceira idade. Estou com saudade de todos os colegas e dos professores, que são anjos de Deus”, disse Lourdes.

Festa de abertura para trabalhos do Caige, o programa de extensão da Univale que oferece acompanhamento multidisciplinar para pessoas acima de 60 anos

Para a coordenadora do programa, a professora do curso de Fisioterapia Geane Alves, é gratificante que os idosos atendidos pelo Caige sintam tanto carinho pela equipe. “Esse é nosso objetivo principal, fazer com que haja esse vínculo, que eles sejam acolhidos e estejam dentro da família Caige. Todo semestre a gente passa por esse momento de preparar os alunos, de ter novos alunos extensionistas, e capacitá-los para dar continuidade de forma que o programa tenha esse acolhimento e continue mantendo esse vínculo, que para a gente é tão importante”, afirmou Geane.

Atividades do Caige

Todas as atividades do programa estão ligadas a cursos da Univale. Os atendimentos, feitos por alunos extensionistas e com a supervisão de professores, incluem: hidroginástica (Educação Física), horta terapêutica (Agronomia), oficinas do curso de Nutrição, oficinas do curso de Fonoaudiologia, atendimento de Fisioterapia (individual e em grupo), avaliação da saúde geral (Enfermagem), avaliação e acompanhamento farmacoterapêutico (Farmácia) e atendimentos de Estética e Cosmética. A partir deste ano também haverá atendimento médico em Geriatria e saúde do idoso, com alunos de Medicina.

Geriatra e professor do curso, Ramail Pouzas acredita que, para os estudantes, os acompanhamentos serão uma grande oportunidade de aprendizado e até mesmo fonte para trabalhos de pesquisa. “Na Estratégia de Saúde da Família a gente já trabalha com equipe multiprofissional e isso, para a saúde do idoso, é fundamental. Uma coisa complementa a outra, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos idosos desse programa de extensão. E isso nos traz mais conhecimento, tanto para contribuir quanto para aprender com eles”, avaliou o professor.

Todos os atendimentos do Caige são gratuitos, e os interessados em se inscrever podem buscar informações no Centro Esportivo Univale, ou ligando para o telefone 3279-5927.