UNIVALE sera sede de curso técnico de zootecnia

UNIVALE será polo de curso técnico gratuito de zootecnia

24 junho, 2022

Fazenda Experimental da UNIVALE sediará a parte prática do curso técnico de zootecnia, por meio de uma parceria com o Senar Minas. Inscrições estão abertas até 26 de junho

Por: Natalia Lima Amaral

No início de agosto deste ano a UNIVALE sediará a parte prática do Curso Técnico de Zootecnia oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar. A partir de uma parceria com a entidade, a Universidade será o polo na regional Leste de Minas da educação formal. A formação é gratuita e as inscrições estão disponíveis até o dia 29 de junho.

curso técnico de zootecnia terá parte prática na fazenda experimental da Univale
Imagem: cedida por Maykon Dias Cezário

Para mais informações, acesse a página do curso.

O curso é ofertado na modalidade híbrida, sendo 60% da sua carga horária a distância e 40% de atividades presenciais, que acontecerão nas dependências da Fazenda Experimental da UNIVALE. O professor e coordenador do curso de Agronomia, Maykon Dias Cezário, está acompanhando de perto a parceria e acredita que a formação é capaz de promover mais conhecimento a respeito do campo para o aluno. “A ideia é que a comunidade rural tenha a possibilidade de cursar o técnico em zootecnia aqui da região. E, com isso, contribuir com a produção animal e a melhoria da produtividade das fazendas próximas. O conhecimento que eles irão adquirir pode ser posto em prática nas suas próprias propriedades”, comenta o professor.

fazenda experimental será polo de curso técnico de zootecnia
Imagem: cedida por Maykon Dias Cezário

Maykon também explica que o profissional zootecnista é responsável por trabalhar em toda a cadeia produtiva dos animais, atuando na parte de manejo, de nutrição e da produção animal, mais conectado às espécies domesticadas. Tércia Almeida é Gerente de Educação Formal do Sistema Faemg/Senar e acredita que o Curso Técnico em Zootecnia oferece ao aluno o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal. Além disso, a formação irá capacitá-los de maneira que possam contribuir para uma competitividade no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

A UNIVALE desempenha um papel importante nessa parceria, principalmente por atuar como uma instituição comunitária. Preocupada com a melhoria da comunidade em torno de si, a Universidade por meio do curso de Agronomia, que é o elo principal desta colaboração com o Senar, busca contribuir de diversas formas para o aumento da produtividade e da qualidade agrícola em geral na nossa região.