Univale recebe Prêmio ODS Top 3 e diploma de menção honrosa pela Rede Estratégia ODS

10 junho, 2022

Escrito por: professora mestre Marlene Temponi.

A Universidade Vale do Rio Doce – Univale foi premiada pela Rede Estratégia ODS na categoria “Academia” entre as 3 melhores práticas alinhadas aos ODS, com o Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva. A cerimônia de premiação foi realizada na cidade de São Paulo nesta terça-feira (07/06), na qual a instituição foi representada pela assessora de extensão, professora mestre Marlene Temponi.

O Prêmio Estratégia ODS tem por finalidade reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas desenvolvidas pelas diversas categorias filiadas à Rede Estratégia ODS, com foco na implementação da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na sua implementação e disseminação.

Univale recebe Prêmio ODS
Da esquerda para a direita: professora Marlene Temponi, pró-reitora Adriana Coelho e reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha — Imagem: Ascorg

No processo de avaliação foram considerados os seguintes critérios: 1) Resultados gerados; 2) Participação dos beneficiários; 3) Replicabilidade; 4) Existência de parcerias; 5) Convergência com políticas públicas vigentes; e 6) Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As práticas classificadas em 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria foram contempladas com o Prêmio Estratégia ODS 2022, além de receber um diploma de menção honrosa, que foi o caso da Univale. A Estratégia ODS, vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas), é uma coalizão que reúne sociedade civil, setor privado, governo e instituições de ensino superior, no compromisso de uma agenda que atenda às metas para o desenvolvimento sustentável no Brasil até 2030.

São 17 objetivos e 169 metas de ação global e, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada. Sendo esses:

• ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
  • ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
  • ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  • ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  • ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
  • ODS 7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
  • ODS 8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
  • ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
  • ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
  • ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • ODS 12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  • ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  • ODS 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  • ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
  • ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; e
  • ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Conheça o Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva

O Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva é um programa multidisciplinar, coordenado pelo professor Thiago Martins Santos e vinculado ao curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale, além de contar com a participação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia. O principal objetivo do projeto é promover a educação para a construção de uma rede solidária e dialógica entre a Universidade, a Associação dos Catadores Materiais Reciclados Natureza Viva (Ascanavi), a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje por um Futuro Melhor (Ascarf) e a cidade de Governador Valadares.

Segundo a reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha, o “Prêmio e o diploma de menção honrosa recebidos são uma conquista da comunidade acadêmica, cujo Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva se integra aos propósitos da Agenda 2030, com vistas ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a consolidação da Missão da Univale”.