Univale participará de conferência estadual para debater realidade migratória

29 outubro, 2021

O encontro acontecerá no Sebrae e tem como objetivo a elaboração do 1º Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátridas e Retornados de Minas Gerais.

A Univale, cumprindo a missão de promover ações efetivas em prol da comunidade, participará de um encontro para contribuir com ideias que resultarão na elaboração do 1º Plano Estadual de Políticas Públicas para Refugiados, Migrantes, Apátridas e Retornados de Minas Gerais. O plano é uma proposta do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo de Minas Gerais (COMITRATE) ao Governo de Minas Gerais, com o intuito de levantar debates sobre a realidade de pessoas que vêem a necessidade de migrar para novos territórios.

Chamado de Conferência Livre, o evento reunirá representantes do COMITRATE, do estado e da universidade, e acontecerá no dia 6 de novembro no auditório do Sebrae-GV. OLaboratório do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional – LAB Neder da Univale, que atua em debates, pesquisas e reflexões sobre a temática, foi convidado a participar da organização das conferências em Governador Valadares.

A professora Sueli Siqueira, coordenadora do Neder, explicou que a elaboração do Plano seguirá os princípios da universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, além da promoção dos direitos de refugiados, migrantes, apátridas e retornados; a prevenção à xenofobia, ao racismo e a quaisquer formas de discriminação; e a construção participativa das políticas públicas na gestão democrática do Estado brasileiro.

Clique aqui para se inscrever.