PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
alunos da univale participa de congresso nacional de meio ambiente

UNIVALE participa de Congresso Nacional de Meio Ambiente

22 setembro, 2023

20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas promoveu diálogos sobre mineração, ciência cidadã e preservação ambiental

Por: Natalia Lima Amaral

Com o objetivo de estimular discussões envolvendo a temática "O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão", o 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas foi realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro e contou com a participação de professores e discentes do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE e de diversos outros cursos da Instituição. Os grandes destaques da edição foram os trabalhos científicos realizados por pesquisadores de todo o Brasil, e a comunidade acadêmica da UNIVALE pôde contribuir com 19 publicações, agregando alcance e visibilidade para as suas produções.

A grande ponte entre o evento e a Universidade foi o curso de Engenharia Civil e Ambiental, que reforça o compromisso e a importância desse encontro em abordar as pluralidades dos temas, levantando questões sobre a área ambiental de todo o país. O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IF Sul de Minas) e apoio institucional da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor).

A participação da UNIVALE e do Mestrado GIT

univale participa de congresso nacional de meio ambiente

Dentro do tema proposto pelo Congresso houve o painel de abertura “Mineração: o que cabe em uma área de risco”, com a participação do professor interno do Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), Hernani Santana, que também é coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE. Além dele, também houve a colaboração dos professores Bruno Milanez (UFJF), Bianca Pataro (PUC Minas) e da jornalista Cristina Serra. Para ele, participar desses debates é de extrema importância, visto que ter acesso à referência nacional do evento pode ampliar e impulsionar avanços nas suas respectivas áreas de atuação.

“Entendo que há necessidade em promover a conscientização a respeito da mineração. É nosso dever fomentar diálogos entre especialistas, reguladores e atingidos, além de compartilhar conhecimentos e provocações para que a sociedade civil busque seus espaços, sendo protagonista nas decisões que envolvem segurança e responsabilidade nesse processo. Nosso painel abordou diferentes olhares, estudos e experiências com os convidados, ativistas na causa da mineração e com suas experiências em áreas distintas, além de contar com a presença de uma atingida e defensora dos direitos humanos”, explicou Hernani.

Minicursos

minicurso de ciência cidadã no congresso nacional de meio ambiente

Na manhã do dia 20 (quarta-feira) aconteceu o minicurso sobre ciência cidadã, com o professor Hernani e a professora Renata Campos, do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE e do GIT. Foram compartilhadas experiências realizadas no Laboratório Cidadão de Ecologia do Adoecimento e Saúde dos Territórios (Leas), com estudantes e pesquisadores de todo o Brasil. Foram mais de 20 participantes, de educação básica, graduação e pós-graduação de diversas universidades, com quem os docentes puderam partilhar um rico espaço de troca.

“A ciência cidadã é uma perspectiva que se apresenta, de fazer e produzir conhecimento científico envolvendo os cidadãos que não são pesquisadores profissionais. E esse processo é super interessante para as temáticas ambientais pois são as pessoas que conhecem os respectivos ambientes onde elas vivem. O pesquisador que está dentro da universidade amplia possibilidades de construção do conhecimento quando as pessoas que estão inseridas diretamente no ambiente participam desse processo. O pesquisador se torna mais cidadão e os cidadãos, que não são pesquisadores, se aproximam da universidade”, explicou Renata.

minicurso da professora barbara no congresso nacional de meio ambiente

Além do mini curso sobre ciência cidadã, o Congresso também contou com a participação da professora dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil e Ambiental, Barbara Campos, sobre “Eficiência energética com uso de brises e proteção solar”, um estudo da geometria da insolação. “A importância de participar e abordar essa temática está relacionada ao impacto significativo que a eficiência energética na arquitetura pode ter no meio ambiente. Reduzir o consumo de energia em edifícios não apenas economiza recursos, mas também contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Isso promove o uso sustentável dos recursos naturais, tornando os edifícios mais amigáveis e economicamente viáveis a longo prazo”, contou.

A contribuição de discentes

A participação da UNIVALE no Congresso aconteceu de maneira diversa, como o minicurso de ciência cidadã e o painel envolvendo temáticas da mineração. A estudante do 5º período de Biomedicina da UNIVALE, Bianca Gaigher Uzais, por exemplo, apresentou o trabalho “Tratamento alternativo de efluentes: promovendo a saúde e preservando o meio ambiente”. O projeto envolveu uma análise comparativa entre o modelo de tratamento de efluentes com lodo ativado e a tecnologia nereda, para compreender qual dos dois modelos gera menos impacto no meio ambiente e na saúde.

bianca aluno de biomedicina no congresso nacional de meio ambiente
Bianca Gaigher Uzais

“Acredito que a importância de abordar essa temática é para tornar visível a atuação do biomédico nas esferas do saneamento básico, uma vez que temos o dever de assegurar a saúde da população atrelada à preservação do ambiente em que ela está inserida. Pretendo seguir na carreira da docência, portanto participar de congressos como esse me permite enriquecer conhecimentos, criar vínculos e expandir meus horizontes. Dessa forma, vejo que somos capazes de construir ricas parcerias para a realização de novas pesquisas, devolvendo conhecimento para a sociedade”, comentou Bianca.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down