Univale inaugura novo espaço do CEJUSC PAPRE, NAF e EAJ para atendimento à comunidade

01 novembro, 2019

A Univale, juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Receita Federal, realizaram, nesta sexta-feira, 1º de novembro, a cerimônia de inauguração das novas instalações do Posto de atendimento Pré-processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC PAPRE Univale), do Escritório de Assistência Judiciária do curso de Direito (EAJ) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis (NAF).

11

Os serviços ganharam casa nova na Univale e agora funcionam em um espaço mais amplo, mais moderno e mais confortável no Campus Armando Vieira (Campus I – ETEIT), situado na rua Rua Lincoln Byrro, nº 281, bairro Vila Bretas, onde também aconteceu a cerimônia de inauguração.

O evento contou com a presença da Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Univale, Marcelo Bello e André Rodrigues; o coordenador do CEJUSC, Anacleto Falci; o coordenador do NAF, professor Sergio dos Santos; a coordenadora do EAJ, professora Vanessa Armond.

Também estiveram prestigiando a inauguração autoridades e representantes locais, como o delegado adjunto da Receita Federal, Antônio Carlos Nader; o presidente da 43° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GV), dr. Giuliano Almeida; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dr. Roberto Apolinário; a Diretora Executiva da Fundação Percival Farquhar (FPF), Aniela Castello Branco; o chefe do 8° departamento da Polícia Civil de Minas Gerais e professor da Univale, Vinicius Sampaio; a vereadora e professora da Univale, Rosemary Mafra; o delegado da Policia Federal, dr. Cristiano Campideli; entre outros.

Segundo a Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, “foi uma honra receber pessoas tão importantes em nossa instituição. Fazemos essa inauguração com a absoluta consciência de que estamos cumprindo a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento da região”.

Conheça os serviços prestados pela Univale nesses setores

O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) são espaços em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais de forma gratuita. Só em 2018, 496 pessoas beneficiadas. Atualmente o EAJ oferece, principalmente, atendimentos criminal e cível a pessoas de baixa renda. Já o CEJUSC, agora integrado ao PAPRE Univale, fará atendimentos pré-processuais, ou seja, que ainda não viraram processos.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal foi criado por meio de uma parceria entre a Univale e a Receita Federal. O atendimento é totalmente gratuito e realizado por estudantes do curso de Ciências Contábeis com a supervisão de professores. O objetivo do núcleo é auxiliar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas de outra forma, além de capacitar os alunos estagiários para atuarem no mercado de trabalho.

Em 2018 o NAF atendeu cerca de 1000 pessoas, através de 1100 procedimentos realizados. Recentemente, o NAF Univale recebeu uma premiação internacional conquistada com o projeto “NAF Itinerante”, no concurso internacional promovido pelo programa de cooperação da União Europeia para coesão social na América Latina, o EUROsociAL+.

Veja fotos da inauguração: