Univale Editora

UNIVALE Editora: confira o acervo on-line

03 março, 2023

Inaugurado no mês de março, o site da UNIVALE Editora conta com exemplares digitais para leitura

Por: Natalia Lima Amaral

No dia 1 de março, aconteceu o lançamento oficial do site da UNIVALE Editora, que disponibiliza mais de 50 obras publicadas ao longo dos anos. São obras digitais e físicas, que podem ser lidas e consultadas no acervo da Biblioteca UNIVALE, sendo a sua maioria disponibilizadas gratuitamente para leitura no repositório Pergamum. Além de buscar recuperar a história da editora e de todas as suas publicações, o site terá a finalidade de ser o principal canal de comunicação entre os futuros autores interessados em publicar seus trabalhos científicos com o selo e a qualidade técnica garantida pelo Conselho Editorial.

História da UNIVALE Editora

Lissandra Lopes Coelho Rocha Univale Editora
Professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, reitora da UNIVALE

Em agosto de 2002, a UNIVALE Editoria iniciou suas atividades com o objetivo de propagar e estimular a publicação de obras com o conhecimento gerado pelo corpo docente e discente da instituição. Fundada no tripé ensino, pesquisa e extensão, a Editora conta com um acervo de obras nas ciências humanas, sociais e diversas outras áreas.

Após um momento de hiato, a Editora retomou suas atividades em 2021 e recentemente passou por um processo de reestruturação, buscando exaltar obras com valor técnico-científico, artístico e literário. Sua importância e principal objetivo está em reafirmar a posição da Universidade como referência na difusão do conhecimento.

Para Lissandra Lopes Coelho Rocha, reitora da UNIVALE, a retomada das atividades da UNIVALE Editora é extremamente gratificante, visto que trata-se de um importante veículo de divulgação científica. “A UNIVALE Editora divulga trabalhos científicos e grandes autores. Para nós, é motivo de muito orgulho retomar as atividades de maneira revigorada, após a sua reestruturação e repaginação. Além disso, temos um Conselho Editorial com pessoas altamente gabaritadas, o que traz para nós uma certeza de que será um sucesso”, comenta.

A retomada da UNIVALE Editora

A retomada das atividades da UNIVALE Editora aconteceu de maneira gradual, visto que ela ficou desativada desde 2013. No final de 2020, o professor Franco Dani Araújo e Pinto recebeu um convite da reitoria para assumir a direção. Foi realizado um levantamento do acervo de livros e publicações, de todos os anos da editora, identificando as obras. Além disso, também foi disponibilizado um espaço físico, próximo à UNIVALE TV.

Professor Franco Dani Araújo e Pinto Univale Editora
Professor Franco Dani Araújo e Pinto

Franco Dani explicou que para além do espaço físico e da infraestrutura, a Editora também passou a ter um ramal, equipamentos para trabalhar e alguns processos de documentação foram adiantados. “Fizemos o convite para alguns professores, que inclusive estão fora do Brasil, para comporem o nosso Conselho Editorial, que foi nomeado por portarias da reitoria. Conseguimos iniciar boa parte da burocracia, como os fluxos dos processos da Editora, os contratos de produção e de cessão de direitos autorais. Não foi algo rápido, mas com muita dedicação conseguimos fazer um bom trabalho”, conta.

Para ele, esse momento foi de desafios e oportunidades de trilhar por uma área ainda desconhecida e que, muitas vezes, as pessoas costumam conhecer do ponto de vista apenas das publicações. E ter contato com os bastidores e os processos foi gratificante. “Estamos falando em uma editora universitária, responsável por difundir as pesquisas e o conteúdo que está sendo produzido dentro da Universidade. Acredito que ela cumpre um papel extremamente importante enquanto uma difusora desse conhecimento, que muitas vezes fica restrito aos pares da universidade. Portanto, participar desse processo, estar nele e entender como é o funcionamento e as etapas, além do crescimento profissional, foi uma ótima experiência do ponto de vista acadêmico”.

Período de reestruturação da UNIVALE Editora

Professora Deborah Luísa Vieira dos Santos Univale Editora
Professora Deborah Luísa Vieira dos Santos, diretora da UNIVALE Editora

A reestruturação da UNIVALE Editora busca alcançar o nível de excelência no fluxo dos processos internos e na qualidade das obras publicadas. O Conselho Editorial é um órgão deliberativo composto por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que cumpre com o objetivo de regulamentar, referenciar e qualificar a publicação de livros e outros materiais publicados com o selo da editora.

Deborah Luísa Vieira dos Santos, atual diretora da UNIVALE Editora, acredita que o site será uma forma de apresentar não só a história da editora, mas também da própria instituição. “O processo de reestruturação torna-se importante para a consolidação da UNIVALE Editora, enquanto editora universitária. Ele foi fruto do trabalho da equipe, o apoio e incentivo da universidade, e contou com uma ampla pesquisa junto de outras instituições de ensino superior. Além disso, se alinha à missão da UNIVALE na disseminação do conteúdo de qualidade, pensando no desenvolvimento humano e social da região”. A diretora pontua que em breve serão lançados o Manual da Escrita e os editais no site para que os autores interessados possam entrar em contato.

Não deixe de conferir o site da UNIVALE Editora