PortugueseSpanishEnglish
técnica dietética

Um novo olhar para a Nutrição: a alimentação como memória afetiva

01 abril, 2022

Os estudos são trabalhados pela disciplina Técnica Dietética no curso de Nutrição 

Ampliando a compreensão dos estudantes do curso de Nutrição sobre a perspectiva dos alimentos, a didática de aprendizado da Univale desenvolve práticas que ultrapassam os conceitos tradicionais relacionados à alimentação: alimentação como memória afetiva: um novo olhar para a Nutrição. A exemplo disso, a humanização da experiência do ato de se alimentar, que é trabalhada pela a disciplina Técnica Dietética. Nessa matéria, além de entender os processos que garantem a qualidade nutricional dos alimentos e saúde das pessoas, segundo o guia Alimentar Para a População Brasileira, os estudantes também desenvolvem estudos da memória afetiva com os alimentos e neste semestre irão produzir um e-book com as receitas selecionadas pela turma. 

Para a professora Eloísa Helena, estimular a sensibilidade dos alunos e a compreensão de que os alimentos são mais que fontes nutricionais, os torna profissionais melhores. “É preciso compreender que a comida traz à nossa memória a questão dos laços familiares. Sentar à mesa no domingo, por exemplo, lembra toda aquela preparação da avó ou da mãe para receber os filhos e netos... Comer vai além dos nutrientes ou necessidades, é um ato social. Por isso, construir essa ciência nos futuros nutricionistas, os torna profissionais mais humanos”. 

Nutrição  Técnica Dietética
Apresentação das receitas escolhidas pelos alunos. Imagem: Ascorg.

Uma dessas experiências da comida como memória afetiva foi realizada na última quinta-feira (31) pelos alunos do 4º período. A turma preparou receitas que lembram a infância. Cada um teve a oportunidade de contar a sua história de vida com o alimento ou receita escolhida. O aluno Hiago Ferreira, lembrou que esses estudos mostram que o ensino da Nutrição não é só “ingestão de nutrientes, vitaminas, carboidratos ou proteína, o alimento vai muito além disso”. A estudante Daniela Melo que o diga: “eu mesma trouxe meu bolinho de chuva, porque lembra muito a minha avó. Ela fazia pra gente.” 

WhatsApp Image 2022 04 01 at 16.40.07
Intensificando a experiência da comida como memória afetiva, os próprios alunos preparam os alimentos as receitas. Imagem: Ascorg.

As apresentações foram feitas para a coordenadora do curso, Enara Cristina, para a reitora, Lissandra Lopes Coelho Rocha e a pró-reitora Adriana Coelho, além das respectivas assessorias e professora Eloísa Helena. 

20220331 192922 1
Reitora acompanhando a apresentação dos trabalhos. Imagem: Ascorg

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content