PortugueseSpanishEnglish
Foto mostra um pé de um paciente sendo tratado no Ambulatório de Lesões Dermatológicas da Univale

Tratamento no Ambulatório de Lesões já evitou até amputação de membros

19 setembro, 2022

O Ambulatório de Lesões Dermatológicas da Univale recebe pacientes entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas, com um tratamento multidisciplinar que já evitou até amputação de membros de pessoas com diabetes. Os atendimentos são gratuitos, e os pacientes chegam ao Ambulatório, no Campus II, por demanda espontânea ou encaminhamento de postos de saúde.

Por ser também um espaço de aprendizagem, as equipes contam com estudantes extensionistas dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, além de alunos do curso Técnico em Enfermagem da Eteit. “Os pacientes não são atendidos apenas com os cuidados na ferida, eles são atendidos como um todo”, afirma a coordenadora do Ambulatório e professora do curso de Enfermagem, Ana Germano.

Uma das preocupações no atendimento é com a alimentação dos pacientes. “Temos muitos pacientes diabéticos, que precisam de acompanhamento nutricional e orientações sobre a alimentação para melhorar o processo de cicatrização”, observou Ana Germano.

Entre os casos já atendidos no Ambulatório de Lesões está o do comerciante Heron Alpino. No início deste ano, enquanto passava uma semana no litoral, um calo no dedão do pé esquerdo inflamou e infeccionou, apresentando secreção e chegando a necrosar. “Mediquei com antibiótico de farmácia, e não melhorava. Fui para o posto de saúde do meu bairro e cuidaram, mas a ferida não fechava. Procurei o hospital e o médico disse que não tinha solução, a não ser amputar, e eu não aceitei”, relata Heron. 

Ao procurar o Ambulatório de Lesões, a amputação foi evitada com dois meses de tratamento. Além da troca de curativos duas vezes por semana, a ferida foi tratada com limpeza e uso de um gel cicatrizante desenvolvido pela própria Univale. “Fui muito bem acolhido em um ambiente de cura, empático. Isso contribuiu para que Deus abençoasse e desse tudo certo”, comentou Heron.

Veja vídeo da Univale TV sobre o Ambulatório de Lesões Dermatológicas:

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content