betoneira de ideias sexto prêmio inovação da univale

Betoneira de Ideias: terceira temporada do podcast já está no ar

29 março, 2022

O programa Betoneira de Ideias aborda questões atuais do mercado da engenharia, e traz conhecimento interdisciplinar aos futuros engenheiros

Por: Natalia Lima Amaral

O podcast Betoneira de Ideias, da Rádio Universitária da UNIVALE em parceria com o curso de Engenharia Civil e Ambiental da universidade, está em nova fase. A terceira temporada do programa foca nos projetos internos do curso e na contribuição deles para a comunidade de Valadares e região. Alexandre Venâncio, responsável técnico da rádio e um dos idealizadores do Betoneira, diz que os convidados da nova edição ainda são surpresa, mas que grandes nomes do universo da engenharia brasileira estarão inclusos.

O Betoneira de Ideias surgiu no primeiro semestre de 2021 com o objetivo de trazer curiosidades e informações sobre o dia a dia da engenharia. O podcast também conta com a participação dos estudantes e profissionais da área, que dividem seus conhecimentos sobre a atuação do engenheiro no mercado. Além disso, o projeto foi submetido ao 6º Prêmio Inovação da UNIVALE e venceu no primeiro semestre de 2022. “Foi muito bacana a experiência. Ter o nosso trabalho reconhecido desta forma é sempre muito gratificante”, comenta Alexandre.

betoneira de ideias sexto prêmio inovação da univale
Os dois idealizadores do Betoneira de Ideias: Alexandre Venâncio, responsável técnico da rádio, e o professor Hernani Santana, coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE — Imagem: cedida por Alexandre Venâncio

O professor Hernani Santana, coordenador da Engenharia Civil e Ambiental, conta que o Betoneira nasceu a partir de uma demanda do curso, mas acabou crescendo para incluir todas as engenharias. “Se pegarmos o histórico das temporadas anteriores, temos temas de engenharia civil, elétrica, ambiental. O podcast é pra quem quer ficar por dentro do mercado da engenharia, de forma geral.”

O professor ainda destaca o caráter multidisciplinar do projeto, que visa unir visões de diferentes áreas para agregar conhecimento aos futuros engenheiros. "Nós já nos unimos à área da saúde e das ciências sociais, por exemplo, para discutir as questões de risco. O programa é justamente para mostrar que a engenharia é viva, e ela trabalha diretamente com diversas outras áreas. Para se formar em engenharia e ser um bom profissional, é preciso ter essa noção do todo. A Betoneira vem de encontro para aumentar essa interdisciplinaridade.”

O primeiro episódio da terceira temporada do Betoneira de Ideias trouxe como convidados a professora Renata Campos e os estudantes do quinto período do curso de Engenharia Civil e Ambiental, João Vitor e Mariana. O tema da vez foi a importância da extensão na universidade, tendo como exemplo o projeto Rede Solidária Natureza Viva, uma parceria da UNIVALE com as instituições de catadores Ascanavi e Ascarf.

O segundo episódio contará com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e dois alunos do primeiro período de Engenharia Civil e Ambiental, tendo uma troca de ideias sobre as possibilidades de um engenheiro, além de explorar o papel do CREA em auxiliar os novos estudantes do curso.

betoneira de ideias alexandre na rádio
Imagem: acervo UNIVALE

Para participar do Betoneira de Ideias é muito simples: basta enviar sua sugestão de pauta para o e-mail radio.univale@univale.br e ficar por dentro dos próximos episódios. Os programas saem quinzenalmente, às sextas-feiras, no Spotify da UNIVALE.

Ouça o episódio: clique aqui.