Simpósio Interligas de Combate ao Câncer de Mama

Estudantes de Medicina realizam 1º seminário de combate ao câncer de mama na Univale

25 outubro, 2022

O 1º Simpósio Interligas de Combate ao Câncer de Mama foi realizado sábado (22), no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, na Univale. O evento foi organizado por estudantes do curso de Medicina que integram ligas acadêmicas, com apoio do Centro Acadêmico de Medicina e Associação Médica de Governador Valadares, e em parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA, na sigla em inglês).

As ligas participantes do evento foram Liga Acadêmica de Genética Médica; Liga Acadêmica de Cancerologia; Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia; e Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Durante o simpósio houve arrecadação de alimentos, que foram destinados ao Abrigo Esperança.

Equipe que participou da organização do simpósio

“Os assuntos abordados no nosso simpósio foram referentes ao câncer de mama, sendo que cada palestrante fez uma abordagem característica da doença, desde diagnóstico, tratamento e história”, comentou Talysson Almeida, aluno de Medicina e um dos organizadores do simpósio.

Programação do simpósio

Ao longo de todo o dia foram ministradas as palestras: “Diagnóstico na atenção primária: desafios e condutas”, por Vitor Bastos Jardim; “Diagnóstico por imagem no tratamento e acompanhamento do câncer de mama”, por Danilo Bastos Sampaio; “A necessidade da reconstrução mamária, benefícios e melhora na qualidade de vida”, por Rosimara Moraes Bonfim; “Câncer de mama: ontem, hoje e o amanhã”, por Daniel Gomes de Alvarenga; “Atualizações em tratamento mastológico em lesões malignas”, por Marcela Teixeira Laender; e “Terapias alvo moleculares e imunoterapia em câncer de mama”, por André Mendes de Vasconcellos.

Alimentos arrecadados no simpósio foram destinados ao Abrigo Esperança
Alimentos arrecadados no evento foram destinados ao Abrigo Esperança