Seminário discutirá migração de valadarenses para Portugal e Estados Unidos

09 dezembro, 2019

No dia 16 de dezembro, acontecerá na Univale o IV Seminário “Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, Portugal e Estados Unidos”, organizado pelo Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional da Univale. O seminário terá início às 16 horas, no auditório B do campus Antônio Rodrigues Coelho (campus II da Univale). A participação é gratuita e aberta ao público, mas é necessário fazer inscrição online.

Essa será a 4ª edição do seminário, que reúne pesquisadores renomados da área para debater assuntos relevantes dentro do tema. A abordagem de cada edição é definida com base nas pesquisas desenvolvidas no mestrado ao longo do ano. Em 2019, o seminário abordará as semelhanças e diferenças na migração de valadarenses para Portugal e para os Estados Unidos.

De acordo com a professora Sueli Siqueira, coordenadora do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional, a edição deste ano trará um novo aspecto dentro da temática, que é relação entre juventude, exclusão e violência no contexto das migrações internacionais. “Esse é um tema muito atual e relevante que surgiu nas pesquisas. A juventude dentro desse tema é algo muito sensível, que precisa ser debatido”, afirma a pesquisadora.

Ainda de acordo com a professora Sueli Siqueira, a ideia do evento é trazer diferentes pontos de vista com base na experiência dos pesquisadores. “Nós teremos a professora Eunice Nazarethe, por exemplo, que trabalha dentro desses temas aqui em Valadares. E também teremos a professora Gláucia Assis, que traz uma abordagem parecida, mas lá em Santa Catarina, dentre outros pesquisadores de diferentes instituições. Dessa forma nós conseguimos ter uma discussão mais ampla, com perspectivas distintas”.

O Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional faz parte do GIT, o mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale. Confira a programação:

WhatsApp Image 2019 12 05 at 15.55.38 1