Semana da Comunicação trouxe proposta descontraída e integração entre os cursos

22 abril, 2022

Com debates, oficinas, visitas técnicas e até sessão de cinema o evento foi sucesso entre os alunos

Jovem, dinâmica e divertida: essa poderia ser a descrição de uma turma de comunicação, não é mesmo? Pois é, então nada mais justo do que esses serem os exatos adjetivos da Semana da Comunicação dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da Univale, como reflexo da própria identidade dos cursos.

Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

A Semana de Comunicação aconteceu do dia 18 ao dia 20 de abril. A organização do evento ficou por conta dos docentes dos cursos em parceria com a agência experimental, a Canguru. A experiência, entretanto, começou antes do evento, com uma divulgação despojada e divertida no instagram do curso: a conta foi hackeada por um canguru hiperativo e debochado, que disputando o controle da conta com os administradores, aceitou o posto de mascote da agência.

Essa história de hacker na agência, além de uma forma de chamar a atenção e repaginar a conta, também serviu como aprendizado para a abertura do evento, exemplificando o conceito de Storytelling. A divulgação atraiu alunos e egressos que lotaram o auditório e oficinas que trouxeram convidados mais que especiais.

A programação de milhões

Dia 18/04 - Abertura

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Manoel Assad, e o coordenador de Design Gráfico, Elton Binda, deram as boas-vindas e abriram o evento. O coordenador de Design ainda apresentou a construção da tipografia da marca da agência Canguru, que acaba de ser lançada. Em seguida, alunos dos cursos apresentaram um Pitch Acadêmico, cada um com seus respectivos projetos.

O Pitch Acadêmico

Luiza Brier, aluna do 7º período de Publicidade e Propaganda e estagiária da Canguru, apresentou a proposta do storytelling da divulgação da Semana da Comunicação no instagram da agência, detalhando como foi o processo de criação da persona do novo mascote e como surgiu a ideia.

Dando continuidade aos Pitchs, os novos hosts do CheesePê, Lucas do Vale e Glenda Corteleti, alunos de Publicidade do 3º e 5º período, apresentaram as novidades do podcast. Teve até teaser de um novo programa de TV: Glenda Neves, também do 3º período de Publicidade e Propaganda, estreará o “Diário de uma Universitária” no YouTube da Univale TV e também com horário fixo na programação da TV Leste.

Já o aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda, Tiago Salomão, apresentou os filtros criados por eles no instagram. Com um alcance impressionante, ele apresentou a ferramenta e fez alguns olhos brilharem com a possibilidade. Por fim, fechando a apresentação dos Pitchs, Júlia Meneguelli, do 5º período de Jornalismo, apresentou o grupo de estudos em comunicação, Antena. O grupo mostra que a produção científica também pode ser divertida, com estudos de comunicação que abordam até mesmo a cultura pop.

O Poder da Mídia na Era dos Extremismos

E não poderia faltar uma convidada especial em nossa abertura. Recebemos a professora Aline Andrade Pereira: doutora em História Social pela UFF, com período  sanduíche no Department of History da New York University (EUA), foi professora na UFJF, onde fez estágio pós-doutoral. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, na área de Mídia e Discurso, pela UFF (2004). Foi coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Aline Andrade Pereira. Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

A professora falou sobre “O Poder da Mídia na Era dos Extremismos”. A palestra mostrou como a comunicação já foi utilizada por regimes ditatoriais como forma de manter o controle e poder sobre a população, fazendo um paralelo com as fake news, mostrando exemplos reais de imagens manipuladas e os efeitos causados. Apesar de acontecer remotamente, contou também com o engajamento dos presentes, fazendo perguntas e colocações pertinentes.

19/4 - Visitas e oficinas

O segundo dia começou com visitas técnicas dos alunos a veículos  de comunicação que são referência na cidade. Os alunos de Jornalismo tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios da TV Leste e Inter TV dos Vales, enquanto os de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda visitaram a Gráfica Unidos e Agência Mosca. Os três cursos visitaram o Galpão 205.

Galpão 205. Foto: Agência Canguru.

Já à noite, cada aluno pôde escolher uma das oficinas para participar. Com profissionais de prestígio, os universitários se divertiram e aprenderam bastante. As oficinas oferecidas foram: Telejornalismo, com Wilson Ribeiro; Jornalismo Esportivo, com André Guimarães; Redação Jornalística, com Carlos Albuquerque; Criação de Portfólio, com Brian Neves; Gestão de Redes Sociais, com Robson Carvalho; Gestão de Tráfego na Web, com Rafael Cardoso; Produção Gráfica Manual, com Emerson Eller.

20/4 - Cinema e oficinas

Estreando na Univale os filmes: “O Mercado de Notícias” e “Amor por Contrato”! O último dia contou com uma sessão de cinema, que  gerou debates, embasados por teorias da comunicação, entre professores e alunos. As discussões abordaram diversos aspectos dos filmes, indo da estética ao discurso de forma leve e até descontraída.

Oficina de Telejornalismo. Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

Fechando o último dia, tivemos mais oficinas para os alunos: Apresentação de Telejornal, com Nicomedes Felício; Fotojornalismo, com Leonardo (Léo) Morais; Assessoria de Comunicação, com Priscilla Mara; Produção Gráfica, com Agência Mosca; SEO, com Leandro Vieira; Produção de Podcast, com Alexandre Venâncio; Produção Gráfica Manual, com Emerson Eller.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91