Semana da Comunicação trouxe proposta descontraída e integração entre os cursos

Com debates, oficinas, visitas técnicas e até sessão de cinema o evento foi sucesso entre os alunos

Jovem, dinâmica e divertida: essa poderia ser a descrição de uma turma de comunicação, não é mesmo? Pois é, então nada mais justo do que esses serem os exatos adjetivos da Semana da Comunicação dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da Univale, como reflexo da própria identidade dos cursos.

Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

A Semana de Comunicação aconteceu do dia 18 ao dia 20 de abril. A organização do evento ficou por conta dos docentes dos cursos em parceria com a agência experimental, a Canguru. A experiência, entretanto, começou antes do evento, com uma divulgação despojada e divertida no instagram do curso: a conta foi hackeada por um canguru hiperativo e debochado, que disputando o controle da conta com os administradores, aceitou o posto de mascote da agência.

Essa história de hacker na agência, além de uma forma de chamar a atenção e repaginar a conta, também serviu como aprendizado para a abertura do evento, exemplificando o conceito de Storytelling. A divulgação atraiu alunos e egressos que lotaram o auditório e oficinas que trouxeram convidados mais que especiais.

A programação de milhões

Dia 18/04 – Abertura

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Manoel Assad, e o coordenador de Design Gráfico, Elton Binda, deram as boas-vindas e abriram o evento. O coordenador de Design ainda apresentou a construção da tipografia da marca da agência Canguru, que acaba de ser lançada. Em seguida, alunos dos cursos apresentaram um Pitch Acadêmico, cada um com seus respectivos projetos.

O Pitch Acadêmico

Luiza Brier, aluna do 7º período de Publicidade e Propaganda e estagiária da Canguru, apresentou a proposta do storytelling da divulgação da Semana da Comunicação no instagram da agência, detalhando como foi o processo de criação da persona do novo mascote e como surgiu a ideia.

Dando continuidade aos Pitchs, os novos hosts do CheesePê, Lucas do Vale e Glenda Corteleti, alunos de Publicidade do 3º e 5º período, apresentaram as novidades do podcast. Teve até teaser de um novo programa de TV: Glenda Neves, também do 3º período de Publicidade e Propaganda, estreará o “Diário de uma Universitária” no YouTube da Univale TV e também com horário fixo na programação da TV Leste.

Já o aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda, Tiago Salomão, apresentou os filtros criados por eles no instagram. Com um alcance impressionante, ele apresentou a ferramenta e fez alguns olhos brilharem com a possibilidade. Por fim, fechando a apresentação dos Pitchs, Júlia Meneguelli, do 5º período de Jornalismo, apresentou o grupo de estudos em comunicação, Antena. O grupo mostra que a produção científica também pode ser divertida, com estudos de comunicação que abordam até mesmo a cultura pop.

O Poder da Mídia na Era dos Extremismos

E não poderia faltar uma convidada especial em nossa abertura. Recebemos a professora Aline Andrade Pereira: doutora em História Social pela UFF, com período  sanduíche no Department of History da New York University (EUA), foi professora na UFJF, onde fez estágio pós-doutoral. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, na área de Mídia e Discurso, pela UFF (2004). Foi coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Aline Andrade Pereira. Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

A professora falou sobre “O Poder da Mídia na Era dos Extremismos”. A palestra mostrou como a comunicação já foi utilizada por regimes ditatoriais como forma de manter o controle e poder sobre a população, fazendo um paralelo com as fake news, mostrando exemplos reais de imagens manipuladas e os efeitos causados. Apesar de acontecer remotamente, contou também com o engajamento dos presentes, fazendo perguntas e colocações pertinentes.

19/4 – Visitas e oficinas

O segundo dia começou com visitas técnicas dos alunos a veículos  de comunicação que são referência na cidade. Os alunos de Jornalismo tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios da TV Leste e Inter TV dos Vales, enquanto os de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda visitaram a Gráfica Unidos e Agência Mosca. Os três cursos visitaram o Galpão 205.

Galpão 205. Foto: Agência Canguru.

Já à noite, cada aluno pôde escolher uma das oficinas para participar. Com profissionais de prestígio, os universitários se divertiram e aprenderam bastante. As oficinas oferecidas foram: Telejornalismo, com Wilson Ribeiro; Jornalismo Esportivo, com André Guimarães; Redação Jornalística, com Carlos Albuquerque; Criação de Portfólio, com Brian Neves; Gestão de Redes Sociais, com Robson Carvalho; Gestão de Tráfego na Web, com Rafael Cardoso; Produção Gráfica Manual, com Emerson Eller.

20/4 – Cinema e oficinas

Estreando na Univale os filmes: “O Mercado de Notícias” e “Amor por Contrato”! O último dia contou com uma sessão de cinema, que  gerou debates, embasados por teorias da comunicação, entre professores e alunos. As discussões abordaram diversos aspectos dos filmes, indo da estética ao discurso de forma leve e até descontraída.

Oficina de Telejornalismo. Foto: Tiago Salomão, agência Canguru.

Fechando o último dia, tivemos mais oficinas para os alunos: Apresentação de Telejornal, com Nicomedes Felício; Fotojornalismo, com Leonardo (Léo) Morais; Assessoria de Comunicação, com Priscilla Mara; Produção Gráfica, com Agência Mosca; SEO, com Leandro Vieira; Produção de Podcast, com Alexandre Venâncio; Produção Gráfica Manual, com Emerson Eller.

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support