Foto mostra uma rua próxima à margem do rio Doce. A água já baixou, após a chuva, mas ainda há muita lama na rua. Ao fundo, há um ciclista e carros

Com o nível do rio Doce baixando, saiba quais cuidados tomar com a água após a enchente

12 janeiro, 2023

O nível do rio Doce continua baixando em Governador Valadares, e na manhã de quinta-feira (12) já estava a menos de 3 metros na medição do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Entre as orientações da Defesa Civil no município está a de que, em locais onde a inundação terminou, a limpeza das áreas seja feita com a utilização de equipamentos que evitem o contato com a água da enchente.

Enfermeira do setor de Biossegurança da Univale, Camila Ferreira Castro alerta que a lama e a água deixadas pelo transbordamento do rio podem provocar doenças. “Como o esperado para a época do ano, com o aumento das chuvas, alguns cuidados precisam ser redobrados com as cheias em Governador Valadares. A maior preocupação em contato com a enchente, se dá pelo fato de que muitas pessoas têm contato com a água contaminada e existem muitas doenças que podem ser transmitidas através das águas das enchentes, como por exemplo leptospirose, hepatite A e diarreia aguda, entre outras”, afirmou a enfermeira.

Caso não seja possível evitar o contato com a água, Camila aconselha que o cartão de vacinas seja atualizado o quanto antes e, caso haja alguma manifestação de sintomas, que seja procurado um médico na Unidade de Saúde mais próxima.

Outras recomendações da enfermeira para quem está voltando para casa após a enchente do rio Doce:

• lavar bem as mãos;
  • beber somente água potável;
  • lavar todos os utensílios que entraram em contato com a água do rio Doce;
  • evitar alimentos que entraram em contato com a água;
  • limpar as caixas d‘água, assim que possível;
  • durante a realização da limpeza da casa após a enchente, utilizar botas impermeáveis para evitar o contato.

Afetados pela enchente do rio Doce

Embora a tendência ao longo de quinta-feira seja a de queda no nível das águas, a Defesa Civil reforçou o pedido à população de que sejam mantidas as medidas de segurança nas áreas historicamente passíveis de alagamento em Valadares. A Prefeitura informou que, desde segunda-feira (9), mais de 15 mil pessoas foram afetadas pela enchente, direta ou indiretamente.

Em 23 bairros à margem do rio Doce, o número estimado de desalojados foi de 11 mil pessoas. O número de pessoas desabrigadas relatado pelo município foi de 467 valadarenses, assistidos em cinco pontos de abrigo na cidade – entre eles a Escola Municipal Dona Lina Martelli, no Bairro Santa Rita, que recebeu doações de alimentos e roupas, entre outros itens angariados por doações recolhidas pela Univale.

Foto mosta rua completamente tomada pela água da enchente do Rio Doce. Há pessoas andando pela rua, com água na altura do joelho, carregando itens tirados de suas casas