reunião da gestão pedagogica com curso de odonto da univale capa

Reunião da Gestão Pedagógica da UNIVALE e do curso de Odontologia propõe mudanças a partir da nova diretriz publicada pelo MEC

06 junho, 2022

Nesta última sexta-feira (03/06), a reunião da gestão pedagógica dos professores de Odontologia trataram sobre a nova grade curricular com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)

Por: Natalia Lima Amaral

O corpo docente do curso de Odontologia, junto com a Gestão Pedagógica (Gepe) da UNIVALE, reuniram nesta última sexta-feira (03/06) para tratar de novas alterações com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021. O encontro foi decisivo para o curso, visto que novas disciplinas foram sugeridas junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) após um grande estudo das diretrizes.

curso de odontologia reunido para discutir novas alterações em reunião de gestão pedagógica
Reunião da gestão pedagógica do curso de Odontologia da UNIVALE — Imagem: Ascorg

O professor e coordenador do curso de Odonto, Cláudio Machado, explicou que a maior diferença notável entre a DCN antiga e nova é que a proposta de implementação agora é de um curso mais prático e com um maior número de horas de assistência odontológica. Um dos principais objetivos da reunião foi de buscar soluções para não perder a qualidade e a base sólida que a UNIVALE garante na formação dos seus alunos, pautando os conteúdos de forma que sua ordem lógica de complexidade e conhecimento seja mantida.

Além da apresentação das propostas para a nova matriz curricular, os professores tiveram um momento de café e suas sugestões foram propostas de forma dinâmica. O corpo docente foi dividido em equipes de acordo com a especialização e atuação, na qual as propostas e alterações foram anotadas.

professores do curso de odontologia reunidos para propor ideias em reunião da gestão pedagógica
Professores reunidos na reunião da gestão pedagógica, para propor mudanças — Imagem: Ascorg

Esse momento com os professores é fundamental, pois dialogamos sobre o curso e sobre as nossas necessidades. Conseguimos realizar uma construção conjunta de tudo aquilo que precisamos para tornar o curso de qualidade e com as adequações necessárias para cumprir as novas DCNs”, explica o professor Cláudio.

As sugestões que surgiram com o decorrer da reunião serão avaliadas e discutidas novamente, realizando as alterações necessárias.