Reitoria

Lissandra Lopes Coelho Rocha

 

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (1997) e mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2007). Doutoranda do Programa Interdisicplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é reitora da Universidade Vale do Rio Doce.

O que é a Reitoria?

A reitoria é o órgão máximo de gestão, que conduz a universidade, mas também trabalha de forma conjunta e compartilhada. É uma gestão compartilhada através do Conselho Universitário (Consuni), formado por todos os coordenadores, pró-reitorias, representantes docentes e discentes, onde todas as decisões institucionais são tratadas de forma democrática.

Em quais situações o aluno/candidato deve procurar a Reitoria?

A reitoria é a última instância para resoluções, quando todas as outras já foram esgotadas (coordenação, colegiado, pró-reitorias). Ela é quem coordena e fiscaliza todas as atividades da Univale, no ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito administrativo. Além disso, reitoria tem o poder disciplinar, preside o Consuni, e é quem faz a ligação da instituição com a comunidade.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 18h.

Fale conosco

Telefones fixos (ramais):
33 3279-5502 / 33 3279-5503 – Gabinete da Reitoria

E-mail:
reitoria@univale.br

Adriana de Oliveira Leite Coelho – Prograd

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale (1998), especialização (1999) e mestrado (2003) em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e doutoranda no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (em andamento) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, tendo como projeto de pesquisa: Políticas Públicas de Acessibilidade nas universidades: um estudo de caso.

Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) da Univale nas linhas de pesquisa: Educação, Ambiente e Direitos, Educação, Saúde e Direitos.

Projetos de Pesquisa: 1) Estudo e caracterização do solo com rejeitos de mineração e da viabilidade técnica para a produção de blocos ecológicos (2018 – Atual), 2) Periferia Central: um estudo sobre a mobilidade urbana e os aglomerados no morro do Carapina (2018 – atual).

Foi Assessora de Graduação (2015 a 2019); gestora do Setor de Gestão Pedagógica – GEPE; representante regional adjunto do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais – CREA-MG (2015-2018); coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil e Ambiental (2006 a 2010 e 2013 a 2015), Agronomia e Agronegócio, professoras dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo da Univale.

Atualmente Pró-reitoria de Graduação e membro do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Pró-reitoria de Graduação

O que é a Prograd?

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é órgão responsável pela supervisão, orientação e coordenação das atividades e processos da graduação presencial e a distância, bem como pelo apoio a reitoria nas atividades administrativas e acadêmicas.

Quais áreas acadêmicas compõem a Prograd?

A Prograd é composta pelos seguintes setores:
– Assessoria de Graduação – Asgrad;
– Bibliotecas Central e Setorial;
– Secretaria Acadêmica.

A Prograd funciona no Campus II da Univale, no horário:
Segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 18h.

Telefones fixos (ramais):
33 3279-5550 – Secretaria da Prograd

E-mails:
prograd@univale.br  |  secprograd@univale.brplanejamento@univale.br

Assessoria de Graduação

O que é a Asgrad?

A Assessoria de Graduação está diretamente ligada a Prograd e é responsável pelo acompanhamento, supervisão e suporte as ações relativas a áreas estratégicas de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação presencial e a distância. Também é responsável pelo planejamento acadêmico, supervisão do ensino, e acompanhamento das atividades docentes, discentes e dos tutores dos cursos ofertados na modalidade EaD. A Asgrad funciona no Campus II da Univale, no horário: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 18h. Telefones fixos (ramais): 33 3279-5511 – Secretaria da Asgrad E-mails: asgrad@univale.br

Assessora

Viviane Carvalho Fernandes

Graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale (2012), Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior (2014) e Mestrado (2017) em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, tendo desenvolvido pesquisa sobre a constituição das feminilidades e masculinidades no currículo da escola em tempo integral.

Possui experiência profissional na Educação Básica como coordenadora pedagógica escolar e pedagoga analista da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – SMED/GV, na qual pertenceu a equipe do ensino fundamental I e à Educação do Campo, ainda participou do processo de construção da Política Municipal de Educação do Campo em Tempo Integral. Atuou como docente no Ensino Superior, como professora convidada. Os estudos concentram-se na área da Educação a Distância, Alfabetização e Letramento, Ensino Superior, Relações de Gênero e currículo, Aprendizagem significativa.

Atualmente está como Assessora de Graduação e gestora do Setor Gestão Pedagógica (GEPE) da Universidade Vale do Rio Doce – Univale.

Kíssila Zacché Lopes de Andrade – PROPEX e AEX

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Doce (1981). Pós-graduada nas seguintes áreas: Dentística Restauradora, Metodologia do Ensino Superior, Gestão em Ensino e Especialização em Avaliação. Possui mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Enrique José Varona (2001). 

Ocupou cargos de Chefe de Departamento de Odontologia Restauradora/ UNIVALE, Coordenação do Curso de Odontologia UNIVALE, Direção da Área da Saúde- FACS/ UNIVALE e Coordenação do Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial. Ocupou o Cargo de Presidente da Comissão de Avaliação – CPA/ UNIVALE. Foi professora assistente da UNIVALE com experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, Clínica Integrada e Estágio Supervisionado atuando principalmente nos seguintes temas: assistência odontológica, atenção curativa básica, promoção em saúde, prevenção / cárie dentária e pacientes com necessidades especiais. Membro do Colegiado do Curso e Membro do Núcleo Docente Estruturante- NDE. Atualmente é Pró-reitora Acadêmica da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE.

Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

O que é a Propex?

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (Propex) é o órgão responsável pela promoção, coordenação, orientação e controle dos processos de ensino de Pós-graduação na modalidade presencial ou a distância, Pesquisa e Extensão Universitária, bem como pelo apoio à Reitoria nas atividades administrativas e acadêmicas.

Quais os serviços prestados pela Propex?

A Propex é um setor amplo da Univale que abrange todas as ações e projetos de extensão, os projetos de pesquisa, e os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado) ofertados na universidade.

Quais áreas acadêmicas compõem a Propex?

A Propex é composta por duas assessorias:
– APPG: Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação stricto sensu
– AEX: Assessoria de Extensão e Pós-graduação lato sensu, com seus quatro setores: Setor de Pós-graduação, Setor de Educação Continuada e Setor de Ação Comunitária.

Em quais situações o aluno/candidato deve procurar a Propex?

AEX: As atividades da AEX são realizadas diretamente com professores proponentes de atividades de extensão, eventos e cursos diversos (de especialização ou formação continuada). Para esses cursos os estudantes buscam informações no site, fazem matrícula na secretaria acadêmica e tesouraria, etc.
Os alunos procuram diretamente a AEX somente quando, em situações esporádicas, eles têm dúvidas sobre alguma das atividades realizadas, ou desejam receber certificados de atividades anteriores (as atuais eles recebem diretamente nos e-mails).

APPG: Para ingresso no curso de mestrado, o procedimento é o mesmo dos cursos da AEX. Para inserção em projetos de pesquisa, os estudantes procuram a APPG para inscrição quando da divulgação de editais. Também para certificação de atividades ligadas à pesquisa.

A Propex funciona em dois diferentes espaços do Campus II da Univale:

No PVA, sala 15, encontra-se a APPG, que atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 18h, na quinta de 8h às 22h, e na sexta de 8h às 21.

A AEX e seus setores funcionam no Bloco C4, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 17h30.

Telefones fixos (ramais):
33 3279-5569 – Secretaria da AEX
33 3279-5546 – Setor de pós-graduação e educação continuada
33 3279-5571 – Setor de ação comunitária
33 3279-5571 – PROPEX
33 3279-5567 – Secretaria da APPG
33 3279-5568 – Secretaria da APPG
33 3279-5577 – Secretaria do GIT

WhatsApp:
33 98451-0478 – Setor de pós-graduação
33 98880-3965 – Secretaria APPG

E-mails:
propex@univale.br
secpropex@univale.br
pos@univale.br
acaocomunitaria@univale.br
appg@univale.br
territorio@univale.br
pesquisa@univale.br
simposio@univale.br
secretariaappg@univale.br

Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação (APPG) está vinculada à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e é o setor responsável pela Política de Pesquisa e pela Pós-graduação Stricto Sensu da UNIVALE. A APPG gerencia as ações relacionadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionalizados, aos cursos de Mestrado, tanto em andamento quanto propostas em construção, aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica, aos Grupos de Pesquisa institucionais, assim como coordena as atividades relacionadas à realização anual do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica.

A atividade de pesquisa se destina a promover a ampliação do conhecimento humano e/ou resolver problemas sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, ambientais e de saúde, além de promover o conhecimento, valorização e desenvolvimento regional, considerando os interesses das comunidades locais.

Nesse sentido, a Univale tem como objetivo criar, ampliar e consolidar atividades de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional, em diferentes áreas do saber, visando à produção, aplicação e disseminação do conhecimento de maneira ética e sustentável; à geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico de reconhecida relevância; à criação das condições para a participação da Univale em empreendimentos com o setor público e privado, bem como as organizações não governamentais.

Um dos pilares da Universidade, a pesquisa é realizada com a finalidade de promover e desenvolver atividades direcionadas à produção de conhecimentos, numa perspectiva educativa de formação integral do discente e desenvolvimento do conhecimento.

A Iniciação Científica (IC) é uma das formas de consolidar o princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. A participação do discente na IC também é importante no processo formativo necessário à educação científica contemporânea, contribuindo para mudanças de mentalidade tanto em discentes quanto em docentes, potencializando e ampliando a construção do conhecimento acadêmico.

Nesse sentido, A UNIVALE conta atualmente com três Programas de Iniciação Científica, a saber: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC UNIVALE), Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC FAPEMIG) e Prestação de Serviço Voluntário, conforme demandas de projetos em andamento.

PIBIC UNIVALE: Bolsas ofertadas anualmente pela Fundação Percival Farquhar/Univale, na forma de desconto de R$400,00 (quatrocentos reais) na mensalidade de curso de vínculo do(a) estudante selecionado para ingressar no Programa.

PIBIC FAPEMIG: Bolsas concedidas anualmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), no valor de R$400,00 (quatrocentos reais).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO: Viabiliza a inserção do aluno com interesse pessoal e não financeiro em projetos de pesquisa. A recompensa se dá sob a forma de registro de horas de atividades complementares e enriquecimento do seu currículo acadêmico.

Os editais são divulgados regularmente, promovendo a ampla possibilidade de participação do corpo discente nos processos de seleção para ingresso nos programas citados.

– Bic Univale

– Bic FAPEMIG

– Voluntário

A Universidade Vale do Rio Doce, por meio da Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abre regularmente Editais para inscrição de docentes interessados em concorrer ao processo seletivo de projetos de pesquisa.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa na Univale tem por objetivos:

Fortalecer a atividade de pesquisa realizada na Universidade, contribuindo para a produção de conhecimentos que possam ser divulgados nos diferentes meios científicos e tecnológicos;

Estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;

Contribuir para diminuir as disparidades regionais na distribuição da competência científica no País.

Executar estudos e pesquisas capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico, social, cultural, científico e tecnológico da região do Vale do Rio Doce.

Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e difusão da cultura, desenvolvendo, desse modo, o entendimento do homem e do meio em que vive;

Clique abaixo e conheça os projetos de pesquisa em andamento na Univale.

– Pesquisas em andamento

Fale conosco

 

Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação – APPG 
Rua Israel Pinheiro, nº. 2000 – Bairro Universitário – Bloco PVA, Sala 15
CEP: 35020-220 – Governador Valadares -MG.

Assessoria de Extensão

As atividades de extensão universitária caracterizam-se por ações que extrapolam os espaços acadêmicos para estender à comunidade os saberes científicos desenvolvidos pela universidade. É por meio da Extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, que a Univale exerce a sua função social, desenvolvendo práticas e produzindo conhecimentos por meio da troca de saberes e do diálogo permanente com as comunidades, na busca de soluções para os desafios sociais.

Realizada sob a forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, participações em conselhos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos, a Extensão na Univale prioriza as seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

Além dos projetos institucionais, que ofertam vagas para estudantes atuarem como extensionistas nas mais diversas áreas do conhecimento, a Univale desenvolve ainda atividades de Extensão Curricular em todos os cursos de graduação, visando promover transformações na sociedade, na própria universidade e na formação profissional de seus estudantes, aproximando-os da realidade social.