Rede Solidária Natureza Viva divulga resultados de 2019 e planos para próximas atividades

13 maio, 2020

Desde 2017, o Rede Solidária Natureza Viva dá suporte e contribui para a consolidação da coleta seletiva em Governador Valadares. Atualmente, dentro dos campi da Univale, o projeto engloba colaboradores, professores e alunos extensionistas de vários cursos. Em 2019, foram várias ações realizadas tanto no quesito educativo, quanto na prestação de serviços à comunidade.

Os 33 alunos extensionistas de 11 cursos diferentes, com orientação dos 14 professores envolvidos com o projeto, realizaram 49 anamneses médicas e 282 procedimentos odontológicos. Os principais beneficiários do projeto, além dos alunos que têm sua formação aperfeiçoada, são os catadores da Ascanavi (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva) — 58 trabalhadores da associação foram atendidos em 2019.

Coordenado pelos professores Thiago Martins Santos e Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, o Rede Solidária Natureza Viva também trabalha com a Ascanavi prestando atendimento contábil-jurídico e assessoria comunicacional a essa organização. Em contrapartida, os alunos extensionistas do projeto podem realizar visitas técnicas e pesquisas na Ascanavi e a Universidade recebe apoio logístico na organização da sua coleta seletiva.

Além do trabalho com a Ascanavi, o projeto também realizou atividades de educação ambiental fora da Univale. Por exemplo, a oficina para secretários municipais de educação e de meio ambiente dos municípios pertencentes à Ardoce (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce) e a exposição de resultados no “Abraço à Lagoa Santa”.

Além disso, o projeto fez parte do grupo gestor para ampliação da coleta seletiva em Governador Valadares, coordenado pela Prefeitura Municipal da cidade. Enquanto isso, o Rede Solidária Natureza Viva também foi tema de um TCC do curso de Sistemas de Informação e de um artigo científico. Ademais, o projeto ainda recebeu em 2019 o prêmio internacional em concurso audiovisual de inovação social EUROsociAL+.

Planos para 2020

Com bons resultados desde a sua criação, o projeto Rede Solidária Natureza Viva alcançou o status de programa na Univale, em 2020. A coordenação optou por manter o mesmo planejamento para este ano, focando em ampliar o alcance e a aderência às atividades.  Dentre os planos estão a otimização da coleta seletiva na Univale e a transversalização da temática ambiental nos cursos de graduação. Confira outras ações previstas:

• Feira orgânica na Univale.
  • Curso para manipuladores de alimentos das cantinas universitárias.
  • Assessoria para demanda contratual da Ascanavi.
  • NAF como incubadora da reestruturação gerencial e contábil da Ascanavi.
  • Ingresso da Ascarf no programa para atendimento odontológico (12 catadores).
  • Ações de escolarização para conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos catadores, via mestrado em Gestão Integrada do Território.
  • Representação institucional junto ao grupo Gestor de ampliação da coleta seletiva da cidade.
  • Submissão de relatos de experiências ao 9º CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária).