Com 50 bolsas ofertadas, vestibular da Univale está com inscrições abertas

Quero estudar com bolsa na Univale, quais são as opções?

23 novembro, 2021

Ingressar em um curso superior é um sonho para a maioria das pessoas, além, é claro, de ser um dos fatores mais importantes para ascensão social do indivíduo. Infelizmente, nem todos possuem os recursos financeiros para começar uma faculdade após o ensino médio, mas isso não significa o fim: estudar com bolsa é uma possibilidade real.

Todos os anos a Univale realiza dezenas de sonhos — com diversas modalidades de bolsas, a instituição amplia o acesso e ajuda a democratizar o conhecimento. Dessa forma, a Univale auxilia você a realizar seu objetivo de cursar uma faculdade e conquistar a sua sonhada profissão.

Se você quer estudar com bolsa, no artigo de hoje falaremos de todas as opções que a Univale oferece para seus alunos, confira!

Como estudar com bolsa na Univale?

Aqui na Univale, oferecemos diversas opções de acesso para quem quer estudar com bolsa em todos os cursos de graduação. Além das bolsas do governo, a instituição possui um programa de bolsas internos e descontos especiais para todos os cursos.

Quer estudar com bolsa na Univale? Conheça as possibilidades. A imagem mostra a fachada do campus I da Universidade
Campus I da Universidade Vale do Rio Doce, onde acontecem as aulas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito

Prouni

Criado em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096 em 13 de janeiro de 2005, o Programa Universidade para Todos (ProUni) surgiu com o objetivo de ampliar o acesso ao Ensino superior. Nesse sentido, o Prouni oferece a oportunidade de cursar uma primeira graduação àqueles que não possuem recursos financeiros para arcar com os custos.

Desta forma, para conseguir uma bolsa (100%) na Univale pelo Prouni, o estudante deve ser oriundo de escola pública ou da rede particular na condição de bolsista integral. Além disso, a renda familiar não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa.

Do mesmo modo, o Prouni conta com um sistema de seleção impessoal e informatizado, conferindo transparência e segurança ao processo.  Por isso, a seleção da bolsa é realizada por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo, portanto, totalmente baseado no desempenho de cada aluno que tenha participado do exame mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

BDI

A Bolsa de Demanda Institucional (BDI) é uma modalidade de bolsa da própria Univale. Como a Universidade é uma instituição sem fins lucrativos, todo o lucro obtido é revertido em trabalhos sociais voltados para comunidade e bolsas de estudo.

As bolsas podem ser disponibilizadas para todos os cursos de graduação, mas cada edital possui um processo específico. A seleção é baseada na Lei da Filantropia 12.868/2013 e utiliza critérios de seleção impessoais e transparente considerando o perfil socioeconômico dos alunos.

Para concorrer a uma bolsa na Univale, o aluno deverá estar regularmente matriculado no curso de graduação pretendido, e cuja sua situação socioeconômica comprometa a manutenção dos seus estudos.

Vestibular Social

Assim como o BDI, o Vestibular Social também concede bolsas por critérios socioeconômicos. A diferença é que nesse programa os descontos são concedidos para alunos ingressantes. Para concorrer, o candidato precisa se inscrever no processo seletivo da Univale, quando lançado edital específico para Vestibular Social. Depois de aprovado, o interessado receberá um link para preencher com informações de renda e dados pessoais e, caso atenda aos critérios, será convocado para uma entrevista com um assistente social.

Para concorrer a bolsas de 100% pelo Vestibular Social, o candidato deverá ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas de 50% a renda per capita deve ser de até três salários mínimos.

Foto mostra estudantes fazendo prova do vestibular da Univale para estudar com bolsa
Candidatos durante um dia de provas do Top 50

Top 30 / Top 50

Outra opção para quem quer estudar com bolsa de estudos na Univale são os vestibulares Top 30 ou Top 50. Abertos com editais específicos, esses processos seletivos concedem bolsas parciais ou integrais para os alunos melhor classificados nas provas, de acordo com a disponibilidade em cada curso.

Programa de Desconto Membros do Mesmo Grupo Familiar – MMGF

A Univale oferece também a concessão de desconto para alunos regularmente matriculados que sejam Membros do Mesmo Grupo Familiar. Grupo familiar é a unidade composta por cônjuges, ascendentes e descendentes.

A Universidade recebe os alunos que fazem parte do mesmo grupo familiar, que não se encontram na situação de vulnerabilidade financeira e social, mas necessita de apoio através do desconto para a permanência no ensino superior.

Os interessados deverão procurar o Setor de Bolsas e Financiamentos localizado no Campus II da Univale e/ou enviar e-mail para a Assistente Social, Juliana Corrêa de Sousa - juliana.sousa@univale.br

Outras opções de desconto

Além dos descontos parciais e integrais para quem quer estudar com bolsa, a Univale ainda oferece uma série de descontos para vários públicos diferentes. Confira a seção "Estude com desconto" na página da Univale e saiba mais!