Uma voz para as mulheres negras: professora defenderá sua dissertação sobre opressões interseccionais de raça e gênero

26 agosto, 2022

Érika Benigna é professora e estudou as opressões interseccionais de raça e gênero vivenciadas por adolescentes, mulheres negras e estudantes da educação básica

Por: Natalia Lima Amaral

Você se lembra da Érika Benigna? A graduada em História aqui na UNIVALE e professora da rede pública de ensino defenderá sua dissertação do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) nesta segunda-feira (29/08). Com o título “‘ESTOU CANSADA, MUITO CANSADA’: opressões interseccionais de raça e gênero vivenciadas por adolescentes negras, estudantes da educação básica”, a pesquisadora aborda como se tramam as opressões interseccionais de raça e gênero nas vivências de adolescentes negras e estudantes da educação básica.

professora erika mestrado git capa

O tema foi construído a partir da trajetória pessoal de Érika enquanto mulher negra, professora da educação básica e ativista de movimentos sociais. Além disso, ela acredita que a compreensão teórica sobre a necessidade e urgência de se refletir sobre gênero e raça dentro e fora do ambiente escolar são essenciais nessa caminhada. A pesquisadora explica que, por mais que a pesquisa tenha sido centralizada na escola, é possível observar que as adolescentes negras trazem nos corpos, territórios e vivências, outras opressões de raça e gênero de outros territórios: suas casas, ruas, bairro, lojas, shopping, redes sociais, relações com a política e outros fatores.

A pesquisa traz denúncias de como as adolescentes vivenciam as tentativas de regulação, as suas vulnerabilidades e às exposições às violências físicas e simbólicas a partir de seus corpos-territórios. Sobretudo, a dissertação também aborda a naturalização das opressões dentro de uma sociedade estruturada pelo racismo e sexismo”, explica Érika. De acordo com a pesquisadora, as opressões interseccionais estão presentes em episódios de interconexões com vários mecanismos, como um suposto padrão de beleza, colorismo, racismo institucional e racismo recreativo.

E é nesse momento que as participantes da pesquisa, adolescentes negras e estudantes da educação básica ocupam o seu lugar de fala. Durante o mestrado, assim como na pesquisa e na escrita da dissertação, Érika não se sentiu sozinha. A partir de uma rede de apoio de mulheres negras ela conseguiu permanecer firme e chegar até a defesa.

“Muita gente me ajudou, de diversas formas, para que eu conseguisse chegar à banca de defesa da dissertação. E quando falo de rede de apoio, me refiro às mulheres que vivenciam a filosofia africana UBUNTU ‘eu sou, porque nós somos’. Essas mulheres estiveram conectadas comigo durante o mestrado. ‘Umuntu Ngumuntu Ngabantu’: ‘Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas’. Ou seja: eu só estou próximo de realizar o sonho de concluir o mestrado porque outras mulheres estiveram comigo”.

WhatsApp Image 2022 08 23 at 11.01.12
Professora Maria Celeste Reis

Maria Celeste Reis, orientadora da Érika neste processo, contou que a temática de interseccionalidade de raça e gênero é um tanto desafiadora. Mas o processo de caminhada com a Érika foi de aprendizado mútuo. “Entre a orientanda, a orientadora e a coorientadora houve um diálogo de saberes e processos, gestados na academia e em outras experiências da educação. Além disso, tivemos também contribuições na área da geografia, dos saberes de uma professora participante de movimentos sociais e ativista de pautas raciais. A experiência foi muito comovente, principalmente ao me deparar com o racismo estrutural persistente nas experiências que a pesquisa analisou”, ressalta a orientadora.

Fernanda Cristina de Paula, professora do GIT, é coorientadora da dissertação de Érika e descreve a experiência de participar da pesquisa como “libertadora”.

WhatsApp Image 2022 08 23 at 11.01.57
Professora Fernanda Cristina de Paula

Libertador não só no sentido de me libertar, mas libertar os outros, a sociedade. A Érika tem dado voz a quem nunca é escutado: a mulher, a jovem, a menina e a adolescente negra, que é a pessoa que mais sofre discriminação, preconceito, injustiça, desigualdade de salário e de respeito dentro da sociedade. As pesquisas econômicas e de outros tipos estão aí para não me deixar mentir. Portanto, dar voz a essas meninas, para entendermos o universo delas e as opressões que elas sofrem, é libertador e também um passo hiper importante para construirmos formas de lutar contra essa dupla discriminação. A discriminação interceccional”, explica Fernanda.

E neste momento de reta final, de defesa da sua dissertação, Érika compartilhou um pouco do seu sentimento. “Estou com medo, ansiosa e feliz. Foram momentos difíceis até aqui, mas vamos superando. Essa pesquisa não é só minha. Pertence a todas as meninas, adolescentes, mulheres negras que sofreram e sofrem opressões interseccionais de raça e gênero. E uma defesa coletiva, levo para banca comigo muitas vozes. Penso que será uma banca de defesa bonita e emocionante”.